
Em 2014, o IFMT começou o processo de implantação do Campus Alta Floresta, após audiência pública realizada em maio do mesmo ano, foram definidos quais cursos seriam ofertados a partir de 2015. Em agosto de 2014 foi ofertado o curso FIC – Formação Inicial e Continuada – Cuidador de Idosos pelo Programa Mulheres Mil. Em 2015 começam as atividades regulares no Campus Alta Floresta e no Centro de Referência de Paranaíta. Atualmente o Campus tem 3 Cursos Superiores, 3 Cursos Técnicos Integrados sendo 1 na modalidade PROEJA. O Departamento de Ensino conta em sua equipe com 12 Técnicos Administrativos, 14 docentes substitutos, 35 docentes efetivos e 5 estagiárias.
Missão, Visão e Valores
O Departamento de Ensino do Campus Alta Floresta possui como missão contribuir para a excelência do ensino ofertado, desenvolvendo uma política articulada à pesquisa e a extensão, inovando as ações educativas com eficácia, responsabilidade e sustentabilidade, visando a formação de cidadãos competentes e proativos nas diversas áreas do conhecimento. Como visão o Departamento objetiva até 2020 ser referência estadual no ensino, pesquisa e extensão estando entre as melhores escolas públicas do estado de Mato Grosso, e possui como valores, a excelência como busca contante em suas ações, a flexibilidade como princípio destas ações e tem por responsabilidade o fator primordial pela qualidade.
Biblioteca
A Biblioteca do IFMT Campus Alta Floresta está inserida na entrada principal do Campus, de fácil acesso e permite acessibilidade a portadores de deficiência, possui amplo espaço de 330,443 m² e é projetada com móveis específicos e sinalização. Oferece aos seus usuários banheiros masculino, feminino e com acessibilidade, mesas de estudos e quatro computadores para uso dos estudantes. Possui guarda-volumes individuais com chave, computadores para o uso de pesquisas, computadores para atendimento, mobiliários: mesas e cadeiras, climatizada com ar-condicionado.
A unidade possui um sistema especializado de gerenciamento da biblioteca (Gnuteca), possibilitando fácil acesso ao acervo, que está organizado por áreas de conhecimento, facilitando, desta forma, a procura por títulos específicos, como exemplares de livros e periódicos, contemplando todas as áreas de abrangência do curso ofertado pela instituição tanto médio quanto superior.
A biblioteca é aberta ao uso do público acadêmico (alunos, servidores e colaboradores do IFMT) e também à comunidade externa. Para ter acesso à biblioteca, é solicitado ao usuário que deposite bolsas, mochilas, pastas, no guarda-volumes. Ademais, para ter acesso aos serviços ofertados, o usuário realiza cadastro juntamente a Biblioteca, que é gerado um cartão de identificação estudantil do mesmo.
A biblioteca oferece serviços de empréstimo, renovação, reserva de material, consultas informatizadas a bases de dados, acervo virtual e físico, orientação bibliográfica e visitas orientadas. As normas de funcionamento da biblioteca estão dispostas em regulamento próprio.
Atualmente, a biblioteca funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h e das 18h às 22h20.
Link do sistema: GNUTECA
Documentos da Biblioteca:
Politica de Formação e Desenvolvimento de acervo da Biblioteca
Assistência Estudantil
O QUE É A POLÍTICA ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL (PAE) do IFMT – CAMPUS ALTA FLORESTA?
São programas, projetos e ações, executados através da oferta de serviços, concessão de bolsas e auxílios financeiros no intuito de assegurar condições de permanência e êxito no processo formativo de todos(as) os(as) estudantes, especialmente aos que se encontram em situação de vulnerabilidade social e oriundos das políticas afirmativas: pessoas com deficiência (PcD), indígenas, negros e quilombolas e LGBTQIA+ (lésbicas, gays, bissexuais, transexuais, travestis, transgêneros, queer, intersexuais, assexuais e mais).
Numa perspectiva de inclusão e direito social, minimizando os efeitos das desigualdades sociais, as ações promovem a saúde, apoio pedagógicos e biopsicossociais necessários à formação profissional e cidadã, acompanhamento às necessidades educativas especiais, contribuição no provimento dos recursos básicos para o estudante, tais como moradia, alimentação, transporte e recursos financeiros mitigando situações de retenção, evasão escolar.
Os Programas, projetos e ações de Assistência Estudantil são desenvolvidos pelas equipes multiprofissional, formada por assistente social, psicólogo, enfermeiro, técnico de assuntos educacionais, intérprete de libras, assistentes de alunos, assistente em administração e outros que venham a ser designados pelo campus para atendimento educacional especializado – AEE; e pela equipe pedagógica, formada por professores, coordenadores de curso e coordenação de ensino, sempre fundamentados nos seguintes princípios:
Respeito à dignidade da pessoa humana, à sua autonomia e ao direito de usufruir de um ambiente escolar inclusivo e acolhedor;
Assistência Estudantil como direito na perspectiva ampliada e articulada com as atividades de ensino, pesquisa, extensão, cultura, arte e desporto;
Alimentação como direito humano e social;
Educação escolar inclusiva;
Equidade de gênero, respeito à diversidade de gênero e cultura e valorização dos direitos humanos;
Relação dinâmica entre seletividade e universalidade da assistência ao estudante;
Democratização das políticas de acesso, permanência e êxito dos estudantes;
Supremacia no atendimento às necessidades socioeconômicas, socioculturais e pedagógicas; e
Afirmação da Educação Profissional e Tecnológica como política pública de Estado.
A PAE é direcionada a todos(as) os(as) estudantes regularmente matriculados no IFMT – Campus Alta Floresta, em conformidade com os critérios estabelecidos pelo Regulamento da Política de Assistência Estudantil.
QUAIS AS FORMAS DE ATENDIMENTO DA POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL – PAE?
A PAE está organizada em dois tipos de atendimentos, diferenciados pelo recorte de renda e situação de vulnerabilidade social do seu público alvo:
Atendimento Universal: Programas, projetos e ações destinados a todos(as) os(as) estudantes regularmente matriculados/as no IFMT, não exigindo análise de perfil socioeconômico para atendimento, e
O atendimento seletivo: São concessões de auxílios financeiros nas diversas modalidades, destinados prioritariamente a estudantes com renda familiar mensal per capita de até um salário mínimo e meio e a estudantes oriundos de escola pública, conforme normatização do Decreto 7.234/2010 e outros critérios constantes no Regulamento da Política de Assistência Estudantil.
Para conhecer com mais detalhe os atendimentos, acesse o Regulamento da Política de Assistência Estudantil.
COMO FUNCIONA A ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL AMPLIADA E A EQUIPE MULTIPROFISSIONAL?
A Política de Assistência Estudantil do IFMT visa a garantia da completa inserção social dos(as) estudantes por meio de uma formação ética e cidadã, não sendo restrita apenas ao apoio financeiro de incentivo à permanência. Essa visão ampliada é realizada através da colaboração de vários setores, e de uma equipe multiprofissional formada pelos(as) trabalhadores(as) do IFMT que vão conduzir o planejamento, a execução, a avaliação e o monitoramento da política.
Contatos Assistência Estudantil – Campus Alta Floresta:
(66) 3512-7027 / (65) 98161-2082 (telefone e WhatsApp)
E-mail: assistenciaestudantil.alf@ifmt.edu.br
Guias de procedimentos
Olá estudante.
Aqui você encontra uma lista de procedimentos importantes para você:



