O Campus

Apresentação

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso – IFMT, Campus Cáceres, é uma instituição pública de ensino voltada para a formação profissional e tecnológica, com compromisso social e foco no desenvolvimento regional.

Localizado no extremo norte do Pantanal, às margens do Rio Paraguai, o campus está situado no município de Cáceres, região sudoeste do estado de Mato Grosso. A instituição ocupa uma área de 320 hectares, onde estão concentradas as edificações administrativas e pedagógicas que atendem à comunidade escolar.

Desde sua fundação, o campus possui forte vocação para a formação agrícola, respondendo às demandas regionais com foco na sustentabilidade ambiental e social das comunidades do entorno. Para tanto, desenvolve diversas atividades experimentais nas áreas de Avicultura, Suinocultura, Piscicultura, Apicultura, Bovinocultura de leite e corte, Forragicultura, Equinocultura, Olericultura, Culturas Anuais e Fruticultura.

Além da tradição na formação agrícola, o campus também oferece cursos técnicos e superiores, com destaque para os cursos de Agropecuária, Informática para Internet, Floresta, Engenharia Florestal e Licenciatura em Química. Com uma estrutura que atende desde a educação básica fundamental, passando pelos cursos técnicos integrados e subsequentes, até a graduação, o IFMT Campus Cáceres promove uma educação profissional e tecnológica diversificada e alinhada às necessidades da região.

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT) foi criado pela Lei nº 11.892, de 29 de dezembro de 2008, que instituiu a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica no Brasil. A criação do IFMT foi regulamentada pelo Decreto nº 7.022, de 9 de novembro de 2009, que estabeleceu medidas organizacionais para dar suporte ao processo de implantação da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. O campus de Cáceres, anteriormente Escola Agrotécnica Federal de Cáceres, foi integrado ao IFMT como parte dessa rede, estando vinculado ao Ministério da Educação (MEC) e à Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (SETEC/MEC).

MISSÃO DO IFMT
“Educar para a vida e para o trabalho”

VISÃO DO IFMT
“Ser uma instituição de excelência na educação profissional e tecnológica, qualificando pessoas para o mundo do trabalho e para o exercício da cidadania por meio da inovação no ensino, na pesquisa e na extensão.”

VALORES DO IFMT
Ética
Inovação
Legalidade
Transparência
Sustentabilidade
Profissionalismo
Comprometimento
Respeito ao cidadão

O IFMT Campus Cáceres teve seu início em 17 de agosto de 1980, com a criação da Escola Agrotécnica Federal de Cáceres, autorizada pela Portaria do MEC nº 217, de 17 de março de 1980, publicada no Diário Oficial da União em 21 de março do mesmo ano.

Em 2008, com a expansão da rede federal de educação profissional e tecnológica, as escolas técnicas e agrotécnicas de Mato Grosso foram integradas ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT), conforme a Lei nº 11.892, de 29 de dezembro de 2008. Assim, a Escola Agrotécnica Federal de Cáceres tornou-se o IFMT Campus Cáceres, unidade vinculada ao Ministério da Educação (MEC) e à Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (SETEC/MEC).

Em 2010, o campus ampliou suas atividades com a implantação do Núcleo Avançado do Pantanal (NAPAN), na cidade de Poconé, que desenvolveu cursos técnicos e ações de ensino, pesquisa e extensão. Este núcleo foi transferido em 2014 para o IFMT Campus Cuiabá.

Em reconhecimento à trajetória e dedicação do professor Olegário Baldo, que atuou por mais de 35 anos no desenvolvimento da educação profissional e tecnológica na região Oeste de Mato Grosso, o campus recebeu seu nome oficial por meio da Resolução nº 80, publicada no Diário Oficial da União em 15 de dezembro de 2015. Baldo foi diretor-geral do campus por seis mandatos, consolidando sua liderança e compromisso com a instituição.

Durante sua trajetória, recebeu homenagens e títulos honoríficos, incluindo menção honrosa do Coneaf (Conselho Nacional das Escolas Agrotécnicas Federais) e títulos de cidadão mato-grossense e cacerense.

Hoje, o IFMT Campus Cáceres segue consolidado como uma instituição de referência na educação profissional e tecnológica da região Oeste de Mato Grosso, comprometido com a formação de profissionais capacitados para os desafios do mercado de trabalho e para o desenvolvimento sustentável da comunidade local.

 

Fotografia institucional do Diretor-Geral do IFMT Campus Cáceres, utilizada para identificar visualmente o responsável pela gestão do campus.O professor Reginaldo Antonio Medeiros é o atual Diretor-Geral do IFMT Campus Cáceres – Prof. Olegário Baldo, no quadriênio 2025–2029, nomeado pela Portaria nº 1.691/SRDA/GAB/RTR, de 22 de abril de 2025 (DOU 23/04/2025).

Engenheiro Florestal com ampla trajetória acadêmica e institucional, é docente titular, pesquisador e extensionista do Instituto Federal de Mato Grosso, com atuação destacada no curso de Engenharia Florestal.

Graduou-se em Engenharia Florestal pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), onde também concluiu o Mestrado em Agricultura Tropical. É Doutor em Ciência Florestal pela Universidade Federal de Viçosa (UFV) e possui especializações em Ciência e Tecnologia de Sementes (UFPel/ABEAS) e em Uso de Recursos Naturais e Reflexos no Meio Ambiente (UFV/ABEAS). Sua formação técnica em Agropecuária foi realizada na então Escola Agrotécnica Federal de Cáceres, hoje IFMT.

Com experiência nas áreas de Silvicultura, Manejo de Florestas Plantadas, Sistemas Agroflorestais (iLPF), Produtos Florestais Não Madeireiros, Dendrologia, Redes Neurais Artificiais e Educação Ambiental, tem se dedicado a estudos e projetos voltados ao aprimoramento do manejo florestal no estado de Mato Grosso, especialmente com a cultura da Teca (Tectona grandis L.f). É autor de três livros e coautor de diversas publicações técnicas na área florestal.

Na dimensão pessoal, é casado e pai de três filhos — duas meninas, que atualmente estudam no campus, e um menino. Seu vínculo com a instituição vai além da vida profissional: é também afetivo e familiar, construído ao longo de décadas de dedicação à educação pública em Cáceres.

Eleito com o compromisso de atuar “Unidos para Transformar Vidas”, o professor Reginaldo tem pautado sua gestão pelo fortalecimento das relações institucionais e pelo aprimoramento das políticas educacionais no campus. Sua trajetória pessoal e profissional contribui para uma atuação sensível às demandas da comunidade acadêmica e comprometida com o papel social do IFMT na região.

Chefia de Gabinete/CG – FG – 0001
Aline Cristina Assis Santana – Assistente em Administração
Matrícula Siape: 3446759
Chefe de Gabinete
Telefone: (65) 3221-2628
E-mail: gabinete@cas.ifmt.edu.br

Contato

Telefone: (65) 3221-2628 (65) 3221-2600 (Direção-Geral)
E-mail: gabinete.cas@ifmt.edu.br

Localização

IFMT Campus Cáceres -
Avenida Europa, nº 3000, Vila Real/Distrito Industrial - CEP: 78201-382

Horário de Atendimento

das 7 às 17h30, de segunda à sexta-feira.

Galeria de Diretores-Gerais
Rolar para cima
R

Reitoria

01
Campus Cuiabá Cel. Octayde Jorge da Silva
02
Campus São Vicente
03
Campus Cáceres Prof. Olegario Baldo
04
Campus Cuiabá Bela Vista
05
Campus Pontes e Lacerda Fronteira Oeste
06
Campus Campo Novo do Parecis
07
Campus Juina
08
Campus Confresa
09
Campus Rondonópolis
10
Campus Sorriso
11
Campus Várzea Grande
12
Campus Barra do Garças
13
Campus Primavera do Leste
14
Campus Alta Floresta
15
Campus Tangara da Serra
16
Campus Diamantino
17
Campus Avançado Lucas do Rio Verde
18
Campus Avançado Sinop
19
Campus Guaranta do Norte
20
Campus Campo Verde
21
Campus Água Boa
22
Campus Canarana
23
Campus Colniza