Regimento Interno do Campus Cuiabá assegura equiparação de vagas para mulheres

A norma foi aprovada no dia 10 de fevereiro, conforme a Resolução nº 88/2025 do Consup Foi aprovado o Regimento […]

A norma foi aprovada no dia 10 de fevereiro, conforme a Resolução nº 88/2025 do Consup

Foi aprovado o Regimento Interno do IFMT Campus Cuiabá – Cel. Octayde Jorge da Silva, que prevê 50% das funções de confiança ocupadas, preferencialmente, por mulheres, como forma de assegurar a participação equânime de homens e mulheres.

A norma, que foi aprovada no dia 10 de fevereiro, conforme Resolução nº 88/2025 do Conselho Superior do IFMT (Consup), prevê ainda que, preferencialmente, 25% das funções de confiança deverão ser ocupadas por pessoas negras (preta ou parda), autodeclaradas ou não.

Como forma de garantir a legalidade e transparência, o texto estabelece que “a Direção-Geral poderá garantir a avaliação de alguns casos por uma comissão de heteroidentificação, de preferência, a mesma utilizada nos processos seletivos de discentes deste campus, de forma a assegurar os 25% previstos no regimento”.

Embora seja recente a aprovação da normativa, a designação de 50% de mulheres em funções de confiança já é uma realidade no campus. Na atual gestão (2021-2025), 26 mulheres ocupam funções de confiança, atuando em cargos de direção, gerência, chefia e coordenação.

O processo de elaboração da norma iniciou em 2017 com a criação de uma comissão organizadora, que resultou no amplo debate entre diretorias, coordenações e departamentos. De lá para cá, docentes e técnicos-administrativos foram designados para compor a comissão, o que contribuiu significativamente para o avanço na elaboração do documento.

De acordo com o diretor-geral do campus Alceu Cardoso, a aprovação do regimento interno, fruto de um esforço conjunto, é mais um avanço na estruturação do Campus Cuiabá. “É um instrumento construído a partir do diálogo com as áreas, com o objetivo de aperfeiçoar e beneficiar os serviços oferecidos pela instituição. É o resultado de um trabalho conjunto entre a comissão e a comunidade acadêmica do campus.”

O diretor explica que a norma reforça o objetivo de oferecer educação superior, básica e profissional nas diferentes modalidades de ensino. “Reforça o nosso compromisso com a justiça social, a equidade de gênero e raça, cidadania, ética, preservação do meio ambiente, transparência, publicidade e gestão democrática. Por isso, parabenizo todos os servidores que contribuíram, de alguma forma, na elaboração e aprovação do projeto”, enfatiza.

O regimento alterou, ainda, as nomenclaturas de funções de confiança e a estrutura de setores estratégicos, de modo a assegurar o aperfeiçoamento do fluxo de trabalho e o andamento das demandas do campus.

“A criação do regimento interno é um grande passo do Campus Cuiabá – Cel. Octayde Jorge da Silva no aperfeiçoamento dos seus serviços internos e externos. Tenho certeza que, a partir de agora, entregaremos muito mais à comunidade acadêmica e à sociedade, com competência e qualidade”, finaliza o diretor.

Leia o documento completo.

Posts relacionados
Rolar para cima
R

Reitoria

01
Campus Cuiabá Cel. Octayde Jorge da Silva
02
Campus São Vicente
03
Campus Cáceres Prof. Olegario Baldo
04
Campus Cuiabá Bela Vista
05
Campus Pontes e Lacerda Fronteira Oeste
06
Campus Campo Novo do Parecis
07
Campus Juina
08
Campus Confresa
09
Campus Rondonópolis
10
Campus Sorriso
11
Campus Várzea Grande
12
Campus Barra do Garças
13
Campus Primavera do Leste
14
Campus Alta Floresta
15
Campus Tangara da Serra
16
Campus Diamantino
17
Campus Avançado Lucas do Rio Verde
18
Campus Avançado Sinop
19
Campus Guaranta do Norte
20
Campus Campo Verde
21
Campus Água Boa
22
Campus Canarana
23
Campus Colniza