O evento foi promovido pelos professores do GEELLI e está previsto no Calendário Acadêmico 2025
A última quarta-feira (23) foi marcada pelo XXIV Sarau Lítero-Musical, com o tema “Vozes da cidade”, realizado na Sala de Projeções, do IFMT Campus Cuiabá – Cel. Octayde Jorge da Silva. O evento foi elaborado em homenagem ao aniversário de Cuiabá, celebrado no dia 08 de abril.
Promovido pelos professores integrantes do Grupo de Estudo em Ensino de Língua e Literatura (GEELLI), o sarau faz parte das atividades previstas no Calendário Acadêmico 2025. Além disso, o evento celebra o ingresso dos estudantes dos cursos técnicos integrados ao ensino médio no ano letivo de 2025.
Os alunos dos segundos anos dos cursos técnicos integrados ficaram responsáveis pela organização e a programação do sarau lítero-musical. “Ver o entusiasmo de nossos estudantes na preparação e participação do sarau nos enche de alegria e esperanças de que o mundo, hoje tão tecnológico, pode ser ainda melhor quando se tem ou faz arte”, analisa a professora Nadir Bittencourt.
“Um dos objetivos do sarau é o envolvimento do jovem-estudante com a literatura local, proporcionando a ele um contato mais estreito com a arte literária produzida em sua cidade. Além disso, estimula a sua criatividade artística, promovendo o protagonismo nesse espaço de formação”, afirma a professora Edsônia Oliveira.
Outro intuito do sarau lítero-musical – Poesia (Pé) de Passagem é desenvolver nos estudantes o gosto pela literatura, arte, cultura, através de apresentações musicais, declamações de poesias, artes plásticas e apresentações de teatro.
A estudante Milena Reindel, do 2º ano de Edificações, assegura que a experiência de participar do sarau foi incrível. “Uma experiência imersiva e maravilhosa! Representou o começo de um grande ciclo de atividades artísticas criativas. E o começo de amizades incríveis!”
No processo de preparação, foram realizadas oficinas criativas para a produção autoral a partir do olhar do aluno sobre Cuiabá; ambientação com a ilustração de pés nos corredores que levavam ao local das apresentações, ecoando a ideia de abrir caminhos; exposição artística de poemas de autores que escrevem sobre a cidade e a criação de uma cortina literária com versos poéticos. A exposição ficará até meados de maio. Ainda compondo a ambientação, o público pode apreciar a Mostra Fotográfica: Pedaços de Histórias, coordenada pelo professor Cláudio Dias.
Dentre as atrações que encantaram durante o evento, estão: “Valsa n. 2”, de Shostakovich, apresentada pelo estudante do 2º ano de Eletrônica Vinicius; a música “Gentileza”, de Marisa Monte, nas vozes da professora Ingrid Cerqueira e do estudante de Eletrônica Richard, acompanhados pelo professor Claudio Dias no violão; a canção “Pra terra”, de Maurício Detoni, interpretada pelo professor Sidney da Silva, integrante do Coral da UFMT, ao som do violino conduzido pelo estudante Vinícius.
Convidado a participar da programação do evento, o escritor, poeta e professor universitário Aclyse de Mattos, declamou um poema de seu livro “Festa” em homenagem a capital mato-grossense. Ele, que foi estudante da Escola Técnica Federal de Mato Grosso (ETF-MT), não escondeu a alegria de retornar ao campus para realizar uma apresentação aos alunos. “Obrigado pela acolhida e pela oportunidade de lembrar de minha adolescência na ETF-MT”, afirmou o escritor.
A poeta, egressa do curso de Agrimensura do IFMT e graduanda de Letras da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) Amanda Dos Santos Angelossi impressionou o público com o seu poema autoral “Cuiabá”. Além da apresentação, a estudante integrou a comissão organizadora do evento, auxiliando na seleção de poemas para exposição. “É sempre bom retornar e estar com essas pessoas cheias de saber”, afirmou emocionada.
Durante o sarau, o grupo de estudantes do projeto de extensão “Ser Cena” fez uma apresentação emocionante do poema “Pão Velho”, do escritor Emmanuel Marinho. Os artistas subiram no palco ao som da música “Brasil”, com letra de Cazuza e voz de Gal Costa, e sob direção da servidora do IFMT e atriz Marta Luiza Santos.
Durante as apresentações, ocorreram os sorteios de livros arrecadados no mês de abril pelo Departamento da Área de Base Comum (DABC).
Exposições
Do lado de fora, os participantes tiveram uma experiência única com a ilustração de pés nos corredores que levavam ao local das apresentações, ecoando a ideia de abrir caminhos e gerando a curiosidade de todos que passaram por ali. Além disso, uma cortina literária com poemas de autores foi exposta nos corredores e seguirá no local até maio.
O GEELLI
O GEELLI, criado em 2015, tem desenvolvido ações de estudos e de pesquisas para a melhoria das práticas docentes em torno do ensino de línguas e literatura, em especial, no cursos técnicos integrados do IFMT.
Atualmente, o grupo é composto pelos professores e pesquisadores: Cristiane da Silva Ferreira, Edilson Floriano Souza Serra, Edsônia de Souza Oliveira Melo, Estefane Emanuele Ferreira, Ingrid Bomfim Cerqueira, Lisdafne Júnia de Araújo Nascimento, Maristela Abadia Guimarães, Marli Terezinha Walker, Nadir de Fatima Borges Bittencourt, Rodney Mendes de Arruda, Silbene Rosa Paoliello e Sueli Correia Lemes Valezi.
Além dos docentes, integram o grupo as graduandas Amanda Dos Santos Angelossi e Natalia Rodrigues de Oliveira Barros.
Quem não teve a oportunidade de assistir as apresentações, pode conferir alguns registros no Instagram @literamato.ifmt.