O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT) promove a educação profissional, científica e tecnológica, com ênfase na formação de profissionais qualificados para atuar em setores estratégicos do desenvolvimento nacional e regional. Esse importante papel ficou ainda mais evidente na noite da última quarta-feira (21), durante a solenidade de outorga de grau de 84 profissionais do Campus Cuiabá – Cel. Octayde Jorge da Silva.
A cerimônia, realizada no Teatro Liceu Cuiabano, reuniu familiares, amigos e docentes para celebrar a graduação dos estudantes dos cursos de: Tecnologia em Automação Industrial, Construção de Edifícios, Geoprocessamento, Redes de Computadores e Sistemas para Internet; de Bacharelado em Engenharia da Computação, Engenharia de Controle e Automação, Engenharia Elétrica, Secretariado Executivo e Turismo; e Licenciatura em Educação Física.
Fruto da instituição, a estudante Thaísa Inara Rondon Nagazawa graduou-se em Bacharelado em Secretariado Executivo. No entanto, sua jornada na instituição começou ainda no Ensino Médio, quando foi aprovada no processo seletivo do curso técnico integrado em Secretariado.
“Para mim, a jornada no IFMT foi desafiadora e gratificante, ao mesmo tempo. Sou aluna do campus há alguns anos, ingressei aos 15 anos e, hoje, saio aos 22 anos, graduada. Passei por diversas fases e períodos dentro dessa instituição, que me auxiliaram a crescer pessoal, acadêmica e profissionalmente”, afirma.
De acordo com a jovem, a instituição não ofereceu apenas educação de qualidade, mas inúmeras possibilidades em sua jornada profissional. Como estagiária dentro da instituição, Thaísa trabalhou em diversos setores, o que permitiu que aprendesse e aperfeiçoasse os ensinamentos recebidos em sala de aula. “O IFMT abriu portas da minha jornada profissional por meio do estágio. A experiência de poder relacionar teoria e prática foi excelente para o aprendizado e aperfeiçoamento das técnicas profissionais secretariais.”
“Além da convivência com pessoas tão únicas e especiais à sua própria forma, os estágios, monitorias e demais projetos realizados me ajudaram a moldar a forma como trabalho e lido com as pessoas, o que foi essencial para o meu crescimento pessoal e profissional”, complementa.
Dentro da instituição, os estudantes dos cursos técnicos e de graduação têm diversas oportunidades de participação em bolsas de extensão, pesquisa, monitoria ou estágio. Todas as seleções são realizadas por meio de editais específicos, publicados continuamente nas páginas oficiais dos campi.
Essas oportunidades ofertadas aos discentes enfatizam a missão do IFMT de educar e formar cidadãos, como afirma o reitor substituto Gilcelio Luiz Peres. “Esse dia é um dia de alegria para nós servidores também. Por quê? Porque a nossa instituição só faz sentido quando realiza esse tipo de entrega, nós existimos para esse momento aqui acontecer muitas e muitas vezes na vida de muitas pessoas. Claro que não acaba aqui! Mas a formação de nossos estudantes é o nosso grande foco, o nosso grande objetivo. O resultado do nosso trabalho é formar estudantes, é entregar para a sociedade educação, pesquisa, inovação, mas é entregar pessoas melhores, capacitadas, prontas para enfrentar a vida e o mundo do trabalho. Para nós é um grande dia de satisfação, porque estamos cumprindo um pouco do nosso papel.”
Primeira turma
A cerimônia especial também marcou a colação de grau da primeira turma do curso de Bacharelado em Engenharia Elétrica do campus, com a presença da diretora-geral da Mútua Mato Grosso Marciane Prevedelo Curvo, representando o presidente do CREA-MT Juares Silveria Samaniego, e do chefe do Departamento de Engenharia Elétrica e Automação (DEEA) Edelson Silva Duarte.
Mara Angélica Menin, primeira mulher do curso a defender o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), foi a juramentadora da turma.
O curso está em funcionamento no campus desde 2020, no período noturno, com duração de 10 semestres e, atualmente, é coordenado pelo professor Ruan Carlos Ramos da Silva. O profissional bacharel em Engenharia Elétrica ou Engenharia Eletricista atua de forma generalista no desenvolvimento e integração de sistemas de geração, transmissão e distribuição de energia elétrica. Em sua atividade, otimiza, projeta, instala, mantém e opera sistemas, instalações, equipamentos e dispositivos eletroeletrônicos, dentre outras funções.
Saiba mais sobre o curso AQUI.