Tecnologia Assistiva

Coletânea de Recursos e Serviços de Tecnologia Assistiva

Tecnologia Assistiva é o termo utilizado para um conjunto de recursos e/ou serviços que possibilita ou auxilia o desenvolvimento de uma atividade, ampliando as habilidades da pessoa com deficiência.

A Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência – Lei nº 13.146, de 6 de janeiro de 2015, considera Tecnologia Assistiva ou ajuda técnica: produtos, equipamentos, dispositivos, recursos, metodologias, estratégias, práticas e serviços que objetivem promover a funcionalidade, relacionada à atividade e à participação da pessoa com deficiência ou com mobilidade reduzida, visando à sua autonomia, independência, qualidade de vida e inclusão social.

Esta coletânea é o Produto Educacional, resultado de uma pesquisa de mestrado, apresentada ao Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), ofertado pelo Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT). O trabalho foi desenvolvido sob a responsabilidade da discente Leila Cimone Teodoro Alves e sob a orientação da Profa. Dra. Juliana Saragiotto Silva.

Os Recursos e Serviços de Tecnologia Assistiva contemplados nesta coletânea estão divididos nas seguintes categorias: (i) Ampliação Visual e Recursos de Tradução; (ii) Função Auditiva e Recursos de Tradução; e (iii) Esporte e Lazer.

O objetivo da implementação da presente coletânea é disseminar os Recursos e Serviços de Tecnologia Assistiva disponíveis, que podem ser utilizados para auxiliar docentes e estudantes em sala de aula. Assim, considerando que uma ferramenta ou recurso pode agregar funcionalidades distintas, cada recurso apresentado, nesta coletânea, traz a descrição da Tecnologia Assistiva acompanhada de um vídeo que demonstra como utilizá-la.

Esta coletânea tem como público-alvo a comunidade interna (estudantes e servidores) e externa que desejem conhecer recursos de Tecnologia Assistiva disponíveis para utilização gratuitamente, assim como recursos/serviços acessíveis nos campi do IFMT. Desse modo, acessando os menus a seguir, o usuário encontrará o conteúdo dos recursos de Tecnologia Assistiva disponibilizados nesta coletânea.

Tecnologias assistivas

Compreende-se que o acesso, a permanência e o êxito dos estudantes com deficiência extrapolam ações isoladas, por isso, no ano de 2021, o IFMT instituiu a Diretoria Sistêmica de Assistência Estudantil, Inclusão e Diversidade (DSAestudantil). Composto por equipe multidisciplinar, o setor é responsável por implementar as políticas de assistência estudantil na instituição, a exemplo da Política de Educação Inclusiva para Estudantes com Deficiência e/ou Necessidades Educacionais Específicas, no âmbito do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso, aprovada pela Resolução 88/2022 − RTR-CONSUP/RTR/IFMT, de 16 de setembro de 2022.

1 Ampliação Visual e Recursos de Tradução
Os recursos de ampliação visual são aqueles que têm por finalidade melhorar a função visual das pessoas com baixa visão, com a ampliação da imagem da tela, alto contraste – alteração da cor do texto − e/ou sintetizador de voz. Já os recursos de tradução são aqueles que traduzem os conteúdos visuais em áudio. A seguir são apresentados alguns dos recursos de ampliação e tradução disponíveis para utilização da comunidade escolar.

1.1 Lupa Eletrônica Digital Portátil – auxílio baixa visão
A lupa eletrônica digital portátil é um dispositivo de ampliação, para auxiliar pessoas com baixa visão na leitura de livros, revistas, jornais, etiquetas de preços ou qualquer outro documento que possua letras pequenas. Este dispositivo é de manuseio simples, de bateria recarregável, com características que aumentam a área de visão em, até, 30 vezes.

O IFMT já disponibiliza a lupa eletrônica para a realização de provas em processos seletivos e concursos públicos.

Saiba como utilizar melhor esse recurso, assistindo ao vídeo:

1.2 Software ampliador de tela
Recurso que aumenta o tamanho da fonte e das imagens na tela do computador.

A Lupa do Windows consiste em um recurso de acessibilidade simples, para aumentar a tela e auxiliar pessoas com baixa visão na visualização de textos e, também, para ajudar os docentes, na utilização do Datashow, quando a fonte estiver pequena. Esta lupa do Windows permite o aumento do zoom da tela em, até, 1600%.

Como ativar a lupa do Windows?

1. Pelo teclado: basta pressionar a tecla do logotipo do Windows‌ e o Sinal de adição (+) para desativá-la, pressione a tecla do logotipo do Windows + Esc.
2. Por meio do mouse, utilize o seguinte caminho: clique no botão do logotipo do Windows: Iniciar => Configurações => Facilidade de Acesso ou Acessibilidade => Lupa e depois, ative o recurso.

Na sequência, a pessoa deve:
– inserir com o mouse o cursor no local em que deseja iniciar a leitura; ou
– pressionar (e manter pressionadas) as teclas CtrI + AIt + Enter, ou pressionar as teclas CtrI + AIt e clicar com o botão esquerdo do mouse no local em que deseja iniciar a leitura.

Câmera gravadora Saiba como utilizar melhor esse recurso, assistindo ao vídeo:

1.3 Software leitor de tela

O Non Visual Desktop Access (NVDA) é um software leitor de tela de código aberto, ou seja, pode ser acessado livremente. Sua instalação é simples e já foi traduzido para mais de 55 idiomas. Ele também possui portabilidade leve, é flexível, o que facilita o transporte por qualquer mídia (como um pen drive). Por isso, pode ser utilizado em qualquer máquina, sem a necessidade de instalação do leitor no computador.

O NVDA é um programa que busca por informações apresentadas em textos e as transforma em informações faladas, por meio de um sintetizador de voz.

No canal Mundo Cegal, com conteúdo sobre acessibilidade, deficiência visual e inclusão, está disponível o vídeo intitulado: Baixando, instalando e configurando o NVDA, que pode ser acessado no link: https://www.youtube.com/watch?v=P0hIFWg1d5c

1.4 Material gráfico com texturas, relevos e outras ferramentas

  • Caderno com pauta ampliada

O caderno com pauta ampliada é um recurso que possui maior espaçamento e destaque das linhas. A pauta ampliada pode evitar que o estudante se confunda na hora de realizar a leitura.

O caderno com pauta ampliada pode ser utilizado por pessoas com baixa visão e está disponível para aquisição em sites especializados em materiais para pessoas com deficiência.

Além da aquisição em sites especializados, o caderno com pauta ampliada também pode ser elaborado pela própria instituição, como descreve o manual disponibilizado no Centro Tecnológico de Acessibilidade, do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS), pelo seguinte link: https://cta.ifrs.edu.br/manuais/manual-de-confeccao-do-caderno-com-pauta-ampliada/

caderno pautado
  • Régua de leitura ou assinatura

A régua é um recurso para apoio à leitura ou assinatura de documentos. A abertura no centro, do tamanho de uma linha comum (de aproximadamente 1,5 cm) ajuda a destacar a linha e, dessa forma, facilita o acompanhamento do texto pela pessoa que está realizando a leitura.

Está disponível em diferentes materiais (alumínio, acrílico, madeira) e mede cerca de 20 cm de comprimento.

Este guia de assinatura é indicado para deficientes visuais (cegos) na assinatura de documentos e para auxiliar pessoas com baixa visão no momento de assinar documentos e realizar leitura.

Captura de Tela 2024-11-14 às 12.16.39

1.5 Mapas táteis

O mapa tátil é um recurso pedagógico acessível de apoio para o estudante com deficiência visual. Com o tato, a pessoa com deficiência pode tocar e, assim, identificar o material que está sendo utilizado (textura e/ou relevo), reconhecendo, dessa forma, os espaços e a localização, o que antes era possível apenas por meio da descrição.

O mapa tátil é um instrumento que proporciona ao deficiente visual a possibilidade de independência no ensino da geografia e da cartografia, com benefícios dentro e fora do ambiente escolar.

Encontram-se disponíveis para aquisição, mapas táteis com localização de empresas e instituições, com descrição em Braille, o que orienta a mobilidade das pessoas com deficiência visual. Entretanto, os mapas utilizados pelas instituições de ensino ainda são produzidos pelos próprios professores com materiais de uso diário.

Captura de Tela 2024-11-14 às 12.17.58

1.6 Teclado para baixa visão

O Teclado em Braille adaptado para pessoas com baixa visão, foi desenvolvido com o intuito de facilitar a visualização das teclas e, dessa forma, auxiliar no manuseio do teclado e desenvolvimento das atividades.

Os teclados disponíveis para aquisição podem apresentar aumento de até quatro vezes no tamanho dos caracteres de um teclado convencional. Podem apresentar opções de cores e contraste preto com os caracteres em branco, preto com os caracteres em amarelo e branco com os caracteres em preto, com ou sem fio.

2 Função Auditiva e Recursos de Tradução
A Língua Brasileira de Sinais (Libras) foi reconhecida pela Lei nº 10.436, de 24 de abril de 2002. É por meio dela que os surdos se comunicam através da linguagem gestual. No entanto, ainda não é uma forma de comunicação e expressão comum a todos, acarretando falta de comunicação entre surdos e ouvintes. Para auxiliar na inclusão de surdos e facilitar a comunicação, serão apresentados nesta seção alguns recursos disponíveis e que podem ser utilizados pela comunidade do IFMT.

2.1 Software para celular que transforma o texto digitado e  a mensagem oral em Libras
O Aplicativo Hand Talk é uma ferramenta gratuita para Android e iOS, elaborada para converter textos ou áudio para Libras. O app possui intérpretes digitais, os avatares Hugo e Maya, que podem ser personalizados de acordo com as preferências de cada usuário.

Além da função de tradução instantânea, o aplicativo ainda possui o dicionário, com a tradução de inúmeras palavras divididas em temas; possui também a área denominada Educação, com vídeos de diversos assuntos com tradução e legenda.

A utilização do aplicativo pode ser uma maneira de quebrar barreiras e estimular a comunicação entre surdos e ouvintes.

Mais informações: https://www.handtalk.me/br/aplicativo/

handtalk

 Câmera gravadora   Saiba como utilizar melhor esse recurso, assistindo ao vídeo:

Outra ferramenta digital que também está disponível, de forma gratuita, é o VLibras, que foi desenvolvido por meio de uma parceria entre o Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MP), por intermédio da Secretaria de Tecnologia da Informação (STI), e a Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

O VLibras, elaborado em código aberto, traduz conteúdos digitais (texto, áudio e vídeo) do Português para a Língua Brasileira de Sinais, tornando mais acessíveis para pessoas surdas os conteúdos de computadores, celulares e páginas de sites.

Com a habilitação da ferramenta VLibras-Plugin nas páginas dos sites, 33 (trinta e três) dos 38 (trinta e oito) Institutos Federais permitem às pessoas surdas navegar em qualquer página dessas instituições e traduzir qualquer texto selecionado no navegador para LIBRAS de forma automática.

Mais informações: https://www.gov.br/governodigital/pt-br/vlibras.

2.2 Livros, e-books e HQs com tradução em Libras
A tradução em Libras tem por objetivo tornar o conteúdo acessível à comunidade surda, por isso, a tradução de livros, histórias em quadrinhos (HQs) e e-books, por meio de material didático, é uma importante ferramenta para a inclusão.

Apesar da importância da produção de materiais em libras, ainda são reduzidos os diferentes tipos de materiais disponíveis para aquisição. Podemos encontrar obras dos clássicos da literatura e histórias em quadrinhos no formato de libras sinalizada pelos personagens, assim como, a versão digital dessas obras, através de vídeos em libras. Alguns livros trazem todos os personagens surdos e o conteúdo bilíngue, em libras e na língua portuguesa.

livros

2.3 Acessibilidade linguística e comunicacional
A inclusão de legendas em vídeos e a tradução e interpretação para Libras de editais, processos e procedimentos da instituição tornam-se condições básicas para a garantia da acessibilidade a todos. 

Muitos podem considerar desnecessária a tradução ou a inclusão de legenda, para pessoas com deficiência auditiva que utilizam a Língua Brasileira de Sinais para a comunicação, mas são recursos indispensáveis e que deveriam ser utilizados por todas as instituições de ensino para a tradução dos principais documentos, editais e procedimentos de serviços disponibilizados.

Câmera gravadora  Assistindo ao vídeo, você conhecerá alguns dos serviços de acessibilidade linguística disponibilizados pelo IFMT.

2.4 O Tradutor e intérprete de Libras no IFMT
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso possuía, no ano de 2022, um total 19 (dezenove) profissionais atuando como Tradutor e Intérprete de Libras, dos quais 17 (dezessete) são servidores efetivos da instituição e 2 (dois) são profissionais contratados. Esses profissionais atuam na mediação da comunicação entre docente e estudante surdo e deste com as demais pessoas da comunidade escolar, contribuindo, assim, para permanência e êxito desse estudante na instituição.

É notório que a existência de apenas um profissional desta área no campus não atende à demanda de atividades de atuação com os estudantes, tampouco faz com que esse profissional tenha disponibilidade para desenvolver outras ações que permitam à comunidade escolar conhecer a Língua Brasileira de Sinais.

Câmera gravadora  Assistindo ao vídeo, apresentado a seguir, você terá mais informações sobre o papel do profissional Tradutor e Intérprete de Libras no IFMT.

3 Esporte e Lazer
Os recursos e/ou produtos de Tecnologia Assistiva que podem ser utilizados para a prática do esporte ou lazer, são aqueles que contribuem para mobilidade e independência das pessoas com deficiência. A seguir serão apresentadas algumas TAs que podem ser utilizadas no contexto escolar para atividade física adaptada ou não. 

3.1 Jogo de xadrez tátil, jogo de dama e trilha adaptados e outros tipos de objetos
O Jogo de Xadrez é utilizado no ambiente escolar com o objetivo de desenvolver a memória, a concentração e a tomada de decisão. É praticado por jovens e adultos, sendo, inclusive, suporte pedagógico em várias disciplinas. 

Na busca por ferramentas e recursos para a prática esportiva, identificou-se no Jogo de xadrez tátil um importante aliado para deficientes visuais. Neste tabuleiro (conforme disposto nas Figuras apresentadas a seguir), além da possibilidade de junção das peças que se encaixam em furos, sua diferenciação de cores se dá por meio de relevo. Alguns tabuleiros ainda trazem o espaço para o encaixe das peças que forem saindo do jogo.

Captura de Tela 2024-11-14 às 12.29.14

Além do Jogo de Xadrez adaptado, também estão disponíveis o Jogo de Dama e Trilha adaptados, e o Dominó de Texturas (como apresentado nas figuras a seguir). A utilização desses jogos traz aos participantes não somente benefícios pedagógicos, mas também de socialização.

Captura de Tela 2024-11-14 às 12.30.05

3.2 Adaptação de esportes, equipamentos (redes, cestas) e uso de cadeira de rodas
A cada quatro anos, milhares de atletas de alto rendimento participam dos Jogos Paraolímpicos. São inúmeras as modalidades desportivas que participam dessa competição com objetivo de obter os melhores resultados e, assim, enfatizar mais as conquistas que as deficiências dos participantes.

No cotidiano das instituições de ensino, como o IFMT, o esporte tem a finalidade de alcançar o desenvolvimento do indivíduo, ajudando, não apenas, em seu lazer, mas também em sua formação. Por isso, a atividade física é importante para alunos com deficiência, pois pode contribuir com o desenvolvimento da coordenação motora, equilíbrio, agilidade, com a autoestima e a inclusão social.

Existem diversas modalidades esportivas adaptadas para pessoas com deficiência. Em 2023, de acordo com as informações disponibilizadas no programa esportivo das Paraolimpíadas, são 22 (vinte e duas) modalidades: atletismo, badminton, basquetebol em cadeira de rodas, bocha, canoagem, ciclismo, esgrima em cadeira de rodas, futebol de cinco, goalball, halterofilismo, hipismo, judô, natação, remo, rugby em cadeiras de rodas, taekwondo, tênis de mesa, tênis em cadeira de rodas, tiro, tiro com arco, triatlo e voleibol sentado.

No IFMT, algumas ações com ênfase em inclusão de pessoas com deficiência nas atividades de Educação Física já foram realizadas por professores da instituição, com intuito de demonstrar aos estudantes as modalidades esportivas adaptadas, bem como mostrar à comunidade escolar a importância da inclusão de pessoas com deficiência.

Para mais informações do Comitê Paraolímpico Brasileiro acesse o link: https://www.cpb.org.br/

exercicio
Assistência Estudantil, Inclusão e Diversidade
Últimas Notícias
Tese
Mi luctus iaculis fusce taciti; est volutpat
Lorem ipsum odor amet, consectetuer...
Resumo
Mi luctus iaculis fusce taciti; est volutpat
Lorem ipsum odor amet, consectetuer...
Artigo
Mi luctus iaculis fusce taciti; est volutpat
Lorem ipsum odor amet, consectetuer...
Rolar para cima