Assistência Estudantil, Inclusão e Diversidade
Planejamento e Relações Estratégicas
Relações Internacionais
Tecnologia da Informação

A Diretoria Sistêmica de Planejamento e Relações Estratégicas (DSPre) é a unidade executiva com atuação sistêmica, responsável por gerenciar, coordenar e acompanhar as atividades de planejamento estratégico institucional, captar recursos e desenvolver parcerias estratégicas com entes públicos e privados, visando ao fortalecimento e desenvolvimento da instituição. A DSPre tem a finalidade de propor políticas e projetos estratégicos para o desenvolvimento institucional do IFMT, elaborar, supervisionar, monitorar e propor alterações no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) e programas estratégicos; captar e gerenciar processos de recursos com fomento externo e atender a outras demandas eventuais de interesse institucional. Para o cumprimento de sua finalidade, a DSPre pode atuar em parcerias com órgãos e entidades da administração pública direta e indireta, autárquica ou fundacional de todas as esferas de poder, bem como com empresas públicas ou privadas e organizações com ou sem fins lucrativos e fundações de apoio mediante acordo, convênio e demais ajustes permitidos pela legislação vigente.
– Compõe a DSPre o Escritório de Captação de Recursos (ECR) e o Escritório de Gerenciamento de Processos (EGP)
Estrutura Administrativa | Equipe
Lenoir Hoeckesfeld
Diretor
E-mail:
Contato:
Horário de Trabalho: 08h às 17h
Leonardo Mendes Jorge
Assistente em Administração
E-mail: leonardo.jorge@ifmt.edu.br
Contato: 65 3616.4126
Horário de Trabalho: 09h às 18h – PGR
Thiago Oliveira da Silva
Tecnólogo-Formação
E-mail: thiago.silva@ifmt.edu.br
Contato: 65 3616.4126
Horário de Trabalho: Das 08h00 às 16h00
Renata Raizel Policarpo
Administrador
E-mail: renata.policarpo@ifmt.edu.br
Contato: 65 99944-4542
Horário de Trabalho: Das 08h às 12h e das 13h às 17h em PGD integral
Ali Veggi Atala Junior
Assistente em Administração
E-mail: ali.veggi@ifmt.edu.br
Contato: 65 3616.4126
Horário de Trabalho: Das 09h às 12h
Estrutura Administrativa | Equipe
Leone Covari
Diretor
E-mail: leone.covari@ifmt.edu.br
Contato: 65 3616.4115
Horário de Trabalho: 08h às 17h
Jessica Fernanda de Lima Monge
Técnico em Secretariado
E-mail: 65 3616.4126
Contato: jessica.monge@ifmt.edu.br
Horário de Trabalho: 07h às 11fh- Afast. parcial
Leonardo Mendes Jorge
Assistente em Administração
E-mail: leonardo.jorge@ifmt.edu.br
Contato: 65 3616.4126
Horário de Trabalho: 09h às 18h – PGR
Ali Veggi Atala Junior
Assistente em Administração
E-mail: ali.veggi@ifmt.edu.br
Contato: 65 3616.4126
Horário de Trabalho: 09h às 12h – PGR
Thiago Oliveira da Silva
Tecnólogo-Formação
E-mail: thiago.silva@ifmt.edu.br
Contato: 65 3616.4126
Horário de Trabalho: 08h00 às 16h00
Dercidio Fava Marchezini
Engenheiro Civil
E-mail: dercidio.marchezini@ifmt.edu.br
Contato: 65 3616.4124
Horário de Trabalho: 07h às 16h – PGR
Fátima Elizabete dos Reis Matias
Engenheira Civil
E-mail: fatima.matias@ifmt.edu.br
Contato: 65 3616.4124
Horário de Trabalho: 08h às 17h – PGR
Jose Rodrigues dos Reis
Engenheiro Elétrico
E-mail: jose.reis@ifmt.edu.br
Contato: 65 3616.4124
Horário de Trabalho: 08h às 17h
Luma Macedo Mallmann Goncalves
Engenheira Civil
E-mail: luma.goncalves@ifmt.edu.br
Contato: 65 3616.4124
Horário de Trabalho: 08h às 17h
Ricardo Augusto Moraes Zaque
Engenheiro-Área
E-mail: ricardo.zaque@ifmt.edu.br
Contato: 65 3616.4124
Horário de Trabalho: 08h às 17h
Thiago Eduardo Solla Lopez
Arquiteto e Urbanista
E-mail: thiago.lopez@ifmt.edu.br
Contato: 65 3616.4124
Horário de Trabalho: Afastamento Integral
Atribuições DSPRE
Compete à DSPre, de acordo com o Regimento da Reitoria:
I – coordenar a elaboração e a revisão do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) do IFMT, garantindo que todas as ações institucionais estejam alinhadas às metas e objetivos estratégicos;
II – realizar o acompanhamento contínuo dos indicadores de desempenho e metas institucionais, promovendo revisões periódicas e ações de ajuste conforme necessário;
III – elaborar o Relatório de Gestão Anual e a Prestação de Contas Anual do IFMT, juntamente com as demais unidades administrativas da Reitoria;
IV – promover atividades de integração e capacitação em conjunto com os diversos setores e campi do IFMT, com o objetivo de alinhar todos os envolvidos ao planejamento estratégico da instituição;
V – desenvolver projetos e elaborar propostas para a captação de recursos de fontes externas, tais como editais públicos, órgãos governamentais, agências de fomento, fundações e instituições internacionais;
VI – assessorar o reitor e os diretores-gerais na articulação e comunicação com órgãos, entidades e organizações públicas e privadas, visando captar recursos para financiar projetos estratégicos de interesse institucional;
VII – identificar e prospectar parcerias público-privadas que estejam em consonância com os objetivos institucionais e interesse público;
VIII – negociar termos, prazos e obrigações com parceiros públicos ou privados, buscando condições vantajosas para o IFMT e a geração de valor para ambas as partes envolvidas, em conformidade com os limites e dispositivos legais vigentes;
IX – assegurar que as parcerias sejam desenvolvidas conforme a legislação vigente e as normas do IFMT, promovendo transparência e boas práticas administrativas;
X – acompanhar a execução dos convênios, acordos, parcerias e demais ajustes, realizando a fiscalização e garantindo o cumprimento dos termos estabelecidos;
XI – promover ações de desenvolvimento institucional com vistas à melhoria contínua dos processos e práticas de governança, incentivando a inovação e a modernização administrativa;
XII – facilitar a integração entre os diferentes setores e campi, promovendo a troca de conhecimentos, práticas e experiências, de forma a construir uma identidade institucional coesa e alinhada aos princípios do IFMT;
XIII – assegurar que todas as ações, projetos e parcerias estejam documentados e que as informações sejam disponibilizadas de forma acessível e transparente para a comunidade acadêmica e para a sociedade;
XIV – gerir os processos de prestação de contas dos projetos financiados com recursos externos, garantindo o cumprimento das exigências dos órgãos financiadores e a credibilidade institucional do IFMT;
XV – elaborar e acompanhar a execução do planejamento orçamentário e financeiro dos recursos destinados à Dspre, bem como gerir o patrimônio sob sua responsabilidade;
XVI – planejar estrategicamente, em conjunto com o reitor e as pró-reitorias, o dimensionamento, a distribuição e a adequação dos investimentos no âmbito do IFMT, incluindo a alocação de recursos para atender a demandas eventuais e projetos de interesse institucional;
XVII – manter, em conjunto com a Pró-Reitoria de Administração, a compatibilidade entre o Plano Orçamentário e Financeiro, os Planos Estratégicos e de Desenvolvimento Institucional; Plano Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação (PDTIC) e o Plano Estratégico de Tecnologia da Informação (PETI) e outros ;
XVIII – estabelecer e monitorar metas físicas e indicadores da sua área de atuação;
XIX – estabelecer metodologias e fluxos de trabalho para padronização de processos e procedimentos de sua área de atuação; e
XX – executar outras funções que lhe sejam inerentes ou lhe tenham sido atribuídas.
Compete ao EGP, de acordo com o Regimento da Reitoria:
I – atender às demandas de mapeamento e melhorias de processos de negócio das unidades do IFMT;
II – elaborar o Relatório de Gestão Anual e a Prestação de Contas Anual do IFMT, juntamente com as demais unidades administrativas da Reitoria;
III – monitorar os indicadores e as metas do PDI junto às unidades do IFMT, coletar dados, cadastrar em sistema específicos, elaborar relatórios e propor, quando necessário, ações corretivas;
IV – representar o IFMT em eventos específicos de sua área de competência; e
V – executar outras funções que lhe sejam inerentes ou lhe tenham sido atribuídas.
Compete ao ECR, de acordo com o Regimento da Reitoria:
I – assessorar o reitor nos assuntos pertinentes à articulação e interlocução com órgãos, entidades e organizações públicas e privadas, visando à captação de recursos para financiamento de projetos de interesse institucional;
II – promover, assessorar e intermediar a captação de recursos junto com os diretores de campus ou campus avançado do IFMT;
III – estudar e propor convênios e parcerias visando ao atendimento das demandas de infraestrutura do IFMT;
IV – promover, apresentar e acompanhar projetos, acordos de cooperação, termos de parceria e convênios voltados para infraestrutura;
V – coordenar as atividades relacionadas a fundações de apoio;
VI – representar o IFMT em eventos específicos de sua área de competência; e
VII – executar outras funções que lhe sejam inerentes ou lhe tenham sido atribuídas.
Normativos
O Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) vigente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT), é um instrumento de política que reflete em seu conteúdo e em sua forma as mudanças ocorridas nos últimos anos, tanto na educação superior brasileira em geral, quanto na realidade do IFMT e da região em que está inserida.
Este PDI objetiva projetar as disposições do IFMT em relação ao futuro coletivamente almejado, sendo: a Missão, a Visão, os Princípios e os Objetivos. Os indicadores e metas aqui delineados guiarão as decisões da gestão, de modo a regular o planejamento e as ações de cada dimensão institucional, considerando a dinamicidade da vida acadêmica e a flexibilidade diante das necessidades emergentes.
Indicadores de Desempenho
O monitoramento dos objetivos estratégicos do PDI, é realizado por meio da coleta de dados e cálculo dos indicadores de desempenho anualmente, a visualização dos indicadores com todos os seus dados pode ser realizada por meio do link:
Plano de Logística Sustentável do IFMT
A Comissão Gestora do Plano de Gestão de Logística Sustentável (CPLS), através da Pró-reitoria de Desenvolvimento Institucional (PRODIN), disponibiliza aos servidores da Reitoria, no período de 16 a 25.03.2020, as minutas referentes ao Plano de Logística Sustentável do IFMT Reitoria (PLS – IFMT Reitoria) para apresentarem sugestões que colaborem com a construção do PLS – IFMT Reitoria.
As minutas referentes ao PLS – IFMT Reitoria são:
– Minuta do PLS – IFMT Reitoria
– Minuta do PLS – IFMT Reitoria – Diagnóstico 2018 e 2019
– Minuta do PLS – IFMT Reitoria – Relatório de material de consumo 2019
– Minuta do PLS – IFMT Reitoria – Relatório de bens 2019
Relatório de Conclusão do Plano de Prioridades
O Plano de Prioridades 2022/2023 foi construído pela equipe de gestão do IFMT no final de 2021 com o objetivo de colocar em prática as ações oriundas do Programa de Gestão, de demandas internas, da comunidade acadêmica e do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI 2019/2023).
Para a construção deste Plano, utilizou-se uma metodologia participativa envolvendo servidores da Reitoria e dos campi e o resultado foi a definição de objetivos por áreas temáticas. Para controle e monitoramento, foram elaboradas planilhas seguindo a técnica: 5W2H (Quem, O quê, Quando, Onde e Quanto).
Os objetivos principais foram desdobrados em ações e atividades até o menor nível possível para que ficasse bem claro o que teria que ser feito para a concretização dos objetivos. As planilhas de controle apresentam além dos objetivos e seus desdobramentos, os responsáveis pela execução, os prazos para execução e os resultados alcançados. O prazo final de execução do Plano foi definido para dezembro de 2023.
Este relatório apresenta em seguida os resultados individuais de cada área temática considerando a situação verificada ao final do Plano, conforme as variáveis: Realizada, Em andamento e Pendente.

