Ensino

Infraestrutura

A infraestrutura do Ensino  é composta por espaços organizados para atender às demandas administrativas e pedagógicas das atividades educacionais. Conta com salas destinadas à coordenação de cursos, setores técnico-administrativos, sala para docentes, além de laboratórios, salas de aula equipadas com recursos multimídia e ambientes de apoio ao ensino, como biblioteca e auditório. Essa estrutura visa garantir suporte eficiente às atividades acadêmicas, promovendo um ambiente propício ao desenvolvimento educacional de qualidade.

A biblioteca do campus Diamantino tem a função de apoiar os processos pedagógicos do campus, atendendo a necessidade do ensino e pesquisa dos alunos, servidores, e comunidade em geral. Buscando assim educar o ser humano para a vida e para o trabalho, contribuindo na formação de cidadãos críticos e construtivos, sendo parte intagrande do processo educativo e ensino-aprendizagem. O acervo está distribuídos nas várias áreas de conhecimento. O acesso ao acervo é aberto a toda comunidade, porém o serviço de emprétismo domiciliar é oferecido exclusivamente aos usuários com vínculo no IFMT. Além do acervo físico, a biblioteca oferece aos seus usuários acesso ao conteúdo restrito do Portal de Periódcos Capes. O acervo encontra-se registrado no sistema Gnuteca, que permite a renovação online de materiais emprestados e consulta às informações das obras existentes no acervo, por meio da pesquisa por título, autor e/ou assunto, assim como a reserva de obra que se encontra emprestada. 

Equipe/Contato

Elvis Carvalho da Conceição (CRB-2601)
Bibliotecário – Documentalista
13:00h às 17:00h e 18h30 às 22h30
E-mail: elvis.conceicao@ifmt.edu.br

Camille Tavares
Estagiária
07:00 às 13:00
E-mail: a.camille@colaborador.ifmt.edu.br

Serviços
Empréstimo domiciliar;
Empréstimo entre bibliotecas;
Empréstimo Especial;
Acesso a base de dados;
Consulta Local;
Atendimento Personalizado de orientação bibliográfica;
Acesso a internet (fins de pesquisa).

Prazo de Empréstimo
Docente: empréstimo de até 05 (cinco) obras pelo prazo de 15 (quatorze) dias;
Técnico Administrativo: empréstimo de até 03 (três) obras, pelo prazo de 07 (sete) dias;
Discentes: empréstimo de até 03 (três) obras, pelo prazo de 07 (sete) dias.

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT) – Campus Diamantino dispõe de uma infraestrutura laboratorial que contribui significativamente para a formação integral dos estudantes, unindo teoria e prática de forma articulada, multidisciplinar e inovadora. Os laboratórios de Biologia, Química, Físico-Química e Bromatologia e Artes são espaços fundamentais para o desenvolvimento de competências científicas, técnicas e criativas, alinhadas às diretrizes curriculares e aos princípios da educação profissional, científica e tecnológica.

Laboratório de Biologia

Descrição da instalação

O Laboratório de Biologia do IFMT Câmpus Diamantino possui área física disponível de 92,45 m² e 3 salas internas de dimensões de 7,12 m² (sala 2 e sala 3) e 10,97 m² (sala 1). No laboratório há duas pias de inox com instalação hidráulica e 5 bancadas de granito com base de alvenaria, distribuídas no local para o desenvolvimento das atividades e instalação
dos equipamentos. As bancadas com as duas pias de inox, utilizadas para a limpeza de vidrarias, manipulação de reagentes e demais procedimentos, possuem dimensões de 4,6 x 0,60 m e 0,70 m; e 4,0 x 0,60 m e 0,70 m, respectivamente. A bancada para o desenvolvimento de aulas práticas pelos docentes possui dimensões de 3,70 x 1,20 m e 0,90 m. A bancada reservada para a operação dos equipamentos, com tomadas 110 volts, possui dimensões de 6,5 x 0,70 m e 0,85 m. As três bancadas destinadas para o uso dos microscópios e lupas, com tomadas de 110 volts, possuem dimensões de 5,00 x 0,70 m e 0,90 m. O laboratório conta com quatro ar-condicionado de 60.000 Btus, banquetas, dois armários e um quadro branco. O local dispõe de dois acessos sendo, a entrada e a saída de emergência. Em relação a instalação elétrica, há tomadas de 110 e 220 volts em quantidade suficiente para o bom funcionamento de diversos equipamentos em uso simultâneo e também há extintor de incêndio fixado no local.

Principais atividades desenvolvidas no laboratório

O Laboratório de Biologia tem finalidade de ensino nas áreas de citologia, histologia, microbiologia, parasitologia, botânica, zoologia, ecologia, anatomia humana, dentre outras.

Equipamentos disponíveis para utilização no laboratório

Em relação aos equipamentos, o laboratório possui microscópios óptico trinocular, microscópio estereoscópio binocular (lupa), câmeras para microscópio biológico trinocular e para estereoscópio binocular (lupa), contadores de colônias, autoclave, cabine de fluxo laminar, centrífuga, mantas aquecedoras, chapa aquecedora, estufa de cultura bacteriológica, estufa de esterilização e secagem, balanças analíticas, banho-maria, micrótomo manual, pHmetro e condutivímetro de bancada.
Além disso, contamos com esqueleto humano de tamanho real, torso adulto bissexual para estudo dos órgãos humanos, pasta com coleção de Excicatas de espécies coletadas, vidrarias diversas, instrumentos, reagentes e corantes necessários para a execução de aulas práticas de biologia. Dentre as principais vidrarias e utensílios que constam no laboratório podemos citar: béquer, tubo de ensaio, tubo falcon, tubo eppendorf, placa de Petri, vidro de
relógio, bastão de vidro, espátula lisa e com colher, balão volumétrico, balão de destilação, pipeta graduada, pipeta volumétrico, bulbo de sucção, funil de vidro, funil de buchner, cadinho de porcelana, estante (rack) para tubos de ensaio e tubo falcon, alças de níquel-cromo e platina para cabo de kolle, alças para microbiologia/inoculação, bisturi, cabo para bisturi, caixa gerbox, câmara de neubauer, cuba de vidro com tampa, berço e alça, espalhador de células, lâminas para microscopia, lamínulas para microscopia, cabo de kolle bandejas de plástico, termômetro, pisseta, almotolia, lamparina, erlenmeyer, almofariz (gral) com pistilo, micropipeta, pipeta pasteur, papel filtro, papel mata borrão, papel germitex, papel tornassol azul e rosa, papel indicador de pH, pinça anatômica dissecção, porta lâminas, pinça de madeira, ponteira para micropipeta, proveta graduada de vidro, proveta graduada de plástico, suporte para secagem de vidrarias, rolha de borracha e escovas para limpeza.
Por fim, há equipamentos de proteção coletiva (EPC´s) pela instalação da autoclave, cabine de fluxo laminar, chuveiro de emergência e lava olhos e extintor de incêndio, que garantem um ambiente de trabalho seguro.

Horário de funcionamento:

Segunda à sexta-feira
Das 7h00 às 11h30, das 13h30 às 17h10 e das 19h00 às 22h40

Reserva de uso

As reservas podem ser feitas pelo próprio professor interessado através do Sistema SUAP via Reservas de Salas: Roteiro de Solicitação de Reservas dos Laboratórios no SUAP

Reservas pela comunidade externa são realizadas através do E-mail: laboratorios.dmt@ifmt.edu.br
O uso do laboratório ocorre em horário previamente agendado.
Técnica em Laboratório/Química: Luana Laiame de Oliveira

Laboratório de Química, Físico-Química e Bromatologia

Descrição da instalação

O Laboratório de Química, Físico-Química e Bromatologia do IFMT Câmpus Diamantino possui internamente duas áreas, a primeira área (área 1) disponível apresenta 45,01 m² reservada para a limpeza de vidrarias, manipulação de reagentes e demais procedimentos. A segunda área (área 2), destinada para os equipamentos, apresenta dimensões de 45,01 m² reservada para realização das medidas de parâmetros físico-químicos e pesagem, assim como, o uso da capela de exaustão e equipamentos de aquecimento. Na área 1, há 5 bancadas de granito sobre base de alvenaria com 5 pias de inox instaladas. Na área 2, há duas bancadas reservadas para os equipamentos de medidas e pesagem, e uma área isolada, com uma bancada com pia de inox e duas bancadas sobre base de alvenaria para o uso de equipamentos de aquecimento e capela de exaustão. As bancadas da área 1, com as 5 pias de inox, possuem dimensões de 4,6 x 1,40 m e 0,87 m, as 4 primeiras e uma com dimensões de 4,25 x 0,55 m e 0,87 m. As duas bancadas da área 2, reservadas para os equipamentos de medidas e pesagem, possuem dimensões de 3,70 x 0,70 m x 0,87 m e 2,40 x 0,55 m x 0,87 m, respectivamente. As duas bancadas da área 2, isolada para o uso de equipamentos de aquecimento e capela de exaustão, possuem dimensões de 5,85 x 0,80 m x 0,90 m e 1,30 x 0,80 m x 0,87 m, respectivamente. A bancada de granito sobre base de alvenaria com uma pia de inox possui dimensões de 2,37 x 0,55 m e 0,87 m. próximo às bancadas da área 1 e 2 há tomadas de 110 e 220 volts em quantidade suficiente para o bom funcionamento de diversos equipamentos em uso simultâneo.
O laboratório conta com três ar-condicionado de 60.000 Btus, banquetas, dois armários e um quadro branco. O local dispõe de dois acessos sendo, a entrada e a saída de emergência e há também extintor de incêndio fixado no local.

Principais atividades desenvolvidas no laboratório

O Laboratório de Química, Físico-Química e Bromatologia tem por finalidade o ensino de ciências, através da demonstração de fenômenos, coleta de dados e desenvolvimento de habilidades de observação. Por meio de uma estrutura de equipamentos, vidrarias e reagentes, o laboratório apresenta capacidade de realização de testes experimentais, a nível de química,
físico-química e bromatologia.

Equipamentos disponíveis para utilização no laboratório

Em relação aos equipamentos, o laboratório possui banho-maria, bombas de vácuo, refratômetro, condutivímetros portáteis, termo-higroanemômetro digital, mantas aquecedoras, uma estufa de cultura bacteriológica, estufa de esterilização e secagem, balanças analíticas, pHmetros portáteis, quarteador de amostras, jogo de peneiras com tampa, kit molecular, agitadores magnéticos, pHmetro e condutivímetro de bancada, destilador de água tipo pilsen, duas chapas aquecedoras, espectrofotômetro, purificador de água, geladeira duplex, turbidímetro, agitador de amostras (vortex) e máquina de gelo.
Além disso, contamos com vidrarias diversas, instrumentos e reagentes necessários para a execução de aulas práticas de química. Dentre as principais vidrarias e utensílios que constam no laboratório podemos citar: béquer, tubo de ensaio, tubo falcon, tubo eppendorf, placa de Petri, vidro de relógio, bastão de vidro, espátula lisa e com colher, balão volumétrico, balão de destilação, pipeta graduada, pipeta volumétrico, bulbo de sucção, funil de vidro, funil de separação, funil de buchner, cadinho de porcelana, estante (rack) para tubos de ensaio e tubo falcon, bandejas de plástico, garra metálica, bureta, anel de ferro com mufa, termômetro, alcoômetro, pisseta, almotolia, bico de Bunsen, condensadores, extrator de soxhlet, erlenmeyer,
kitassato, dessecador de vidro com tampa, almofariz (gral) com pistilo, papel tornassol azul e rosa, papel indicador de pH, micropipeta, picnômetro, tubo Thiele, pipeta pasteur, papel filtro, pinça de madeira, pinça metálica, pérola de vidro, ponteira para micropipeta, proveta graduada de vidro, cartucho de celulose, proveta graduada de plástico, rolha de borracha, suporte universal, sacarímetro, lamparina, tripé metálico, tela de arame com material refratário, suporte para secagem de vidrarias, mangueira de silicone, escovas para limpeza e juntas conectantes. Por fim, a existência de equipamentos de proteção coletiva (EPC´s) por meio da instalação da capela de exaustão, luva kevlar alta temperatura, máscara de gás, chuveiro de emergência e lava olhos e extintor de incêndio garantem um ambiente de trabalho seguro.

Horário de funcionamento:

Segunda à sexta-feira
Das 7h00 às 11h30, das 13h30 às 17h10 e das 19h00 às 22h40

Reserva de uso

As reservas podem ser feitas pelo próprio professor interessado através do Sistema SUAP via Reservas de Salas: Roteiro de Solicitação de Reservas dos Laboratórios no SUAP

Reservas pela comunidade externa são realizadas através do E-mail: laboratorios.dmt@ifmt.edu.br
O uso do laboratório ocorre em horário previamente agendado.
Técnica em Laboratório/Química: Luana Laiame de Oliveira

Laboratório de Arte/Educação

O Laboratório de Artes foi fundado em 2015 durante o processo de implantação do Campus Diamantino. O espaço se justifica por fomentar a formação artística e estética dos estudantes a partir de ações humanas e culturais, de ensino e pesquisa e extensão em Arte, além de atender, também, os demais públicos interessados e comunidade em geral.

Assista o Documentário Arte e Cultura – Campus Diamantino

O Documentário faz parte do IV Circuito de arte e cultura do Câmpus Avançado Diamantino: performances da pintura contemporânea – Projeto de Extensão – Edital 37/2021 – coordenado pelo professor Reinaldo Gomes de Arruda, e foi finalizado no dia 30/09/2021. Com o objetivo de proporcionar a formação estética e artística através da performance da pintura contemporânea e outras formas expressivas. Participaram do projeto onze alunos dos cursos de nível médio integrado do Câmpus e quatro alunos egressos.

O Youtube foi utilizado para a transmissão de um vídeo com as ações e performances do projeto produzido pelo aluno egresso Thaiggo Soares. Espera-se com esse trabalho que a arte seja compreendida como produção histórica e cultural, bem como criação, reflexão, ressignificação e transfiguração do mundo objetivo e subjetivo por meio da percepção corpórea.

Processos Seletivos | Consulta
Vídeos Orientativos
Ensino
Últimas Notícias
Tese
Mi luctus iaculis fusce taciti; est volutpat
Lorem ipsum odor amet, consectetuer...
Resumo
Mi luctus iaculis fusce taciti; est volutpat
Lorem ipsum odor amet, consectetuer...
Artigo
Mi luctus iaculis fusce taciti; est volutpat
Lorem ipsum odor amet, consectetuer...
Rolar para cima
R

Reitoria

01
Campus Cuiabá Cel. Octayde Jorge da Silva
02
Campus São Vicente
03
Campus Cáceres Prof. Olegario Baldo
04
Campus Cuiabá Bela Vista
05
Campus Pontes e Lacerda Fronteira Oeste
06
Campus Campo Novo do Parecis
07
Campus Juina
08
Campus Confresa
09
Campus Rondonópolis
10
Campus Sorriso
11
Campus Várzea Grande
12
Campus Barra do Garças
13
Campus Primavera do Leste
14
Campus Alta Floresta
15
Campus Tangara da Serra
16
Campus Diamantino
17
Campus Avançado Lucas do Rio Verde
18
Campus Avançado Sinop
19
Campus Guaranta do Norte
20
Campus Campo Verde
21
Campus Água Boa
22
Campus Canarana
23
Campus Colniza