
Idiomas Sem Fronteiras
O TOEFL ITP (Test Of English as a Foreign Language – Institutional Testing Program) é um teste de proficiência em língua inglesa que tem por objetivo avaliar o nível de inglês por motivos pessoais os exigências no contexto escolar. Vale lembrar que não há aprovação e reprovação no teste, que irá apenas mensurar o nível de inglês. O teste também pode ser utilizado por instituições acadêmicas e agências governamentais no mundo todo, como por exemplo no Programa Ciências sem Fronteiras, onde muitos países adotam o TOEFL ITP como teste de proficiência dos candidatos a intercâmbio.
O teste pode ser utilizado também nas seguintes hipóteses:
- Nivelamento, monitoramento e conclusão em cursos de inglês;
- Bolsas de estudo;
- Admissão em programas de curta duração;
- Admissão em universidades onde a língua inglesa não é o idioma dominante;
- Comprovação de proficiência ao término da universidade.
O teste contém três etapas:
- Listening Comprehension — mede a habilidade de entender inglês, incluindo diálogos curtos, conversações e apresentações como palestras.
- Structure and Written Expression — mede a habilidade de reconhecer o padrão da escrita formal.
- Reading — mede a habilidade de entender textos em nível de graduação.
Duração: 2:20 horas (2h de teste + 20 min para preenchimento de ficha de respostas)
Listening Comprehension: 50 questões, 35 minutos
Structure and Written Expression: 40 questões, 25 minutos
Reading: 50 questões, 55 minutos
TOTAL: 140 questões, 115 minutos
Pontuação: 310 a 677 pontos
Para fazer sua inscrição basta acessar: isfaluno.mec.gov.br
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.
Programa Jovens Embaixadores
Intercâmbio de três semanas nos Estados Unidos para alunos do ensino médio da rede pública. O programa visa beneficiar jovens de destaque na rede pública que possuam grande pontencial, entretanto, oportunidades limitadas de melhoria do seu nível de proficiência em língua inglesa e exposição a culturas e povos de outros países.
Perfil dos participantes:
- Idade entre 15 e 18 anos;
- Aluno do ensino médio na rede pública do Brasil;
- Perfil de liderança;
- Comunicativo;
- Excelência acadêmica;
- Perfil socio-econômico menos favorecido;
- Pelo menos 01 ano de engajamento contínuo em atividades de voluntariado e responsabilidade social.
O que o programa cobre:
- Passagens domésticas de ida e volta para os EUA;
- Orientação pré-partida em Brasília – DF;
- Ajuda para obtenção do visto de intercâmbio;
- Implementação do programa nos EUA (agenda de atividades, coordenação, transporte local, viagens internas, etc.);
- Hospedagem e alimentação;
- Seguro saúde para viagem;
- Kit básico com roupas de inverno; e
- Cartões telefônicos para ligações para o Brasil.
Programação:
Os participantes viajam sempre no mês de janeiro. Durante a primeira semana, conhecem a capital dos Estados Unidos, seus principais monumentos, participam em reuniões com organizações dos setores público e privado, visitam escolas e engajam-se em atividades de voluntariado e responsabilidade social, participam em oficinas sobre liderança e oratória e, também, desenvolvem o esboço de um plano de ação voltado para as áreas de “Justiça Social e Voluntariado” para implementação/fortalecimento em suas comunidades no Brasil.
Após essa primeira semana em Washington, DC, o grupo é dividido em 4-5 subgrupos e cada um deles viaja para um estado diferente nos Estados Unidos. Lá, eles são hospedados por uma família-voluntária, conhecem o dia-a-dia nessas comunidades, assistem aulas e interagem com jovens da sua idade, participam em atividades sociais/culturais, engajam-se em mais atividades de voluntariado e fazem apresentações sobre o Brasil.
Ao final, o grupo retorna para Washington-DC para uma avaliação final do programa, refinamento do seu plano de ação, e preparação para o retorno para o Brasil.
Mais informações acesse: www.facebook.com/JovensEmbaixadores
Professores para o Futuro
Intercâmbio
Dois caminhos para fazer intercâmbio
Se você deseja fazer um intercâmbio, estudar, trabalhar ou morar fora do país, há dois caminhos:
- Um, através de um contato com uma agência de Intercâmbio, do tipo da AFS , IE, STB etc , em que você procura informações, observa as condições e preços, de acordo com seus interesses e dentro de seu orçamento, adere a um plano, e tem seu Programa de Intercâmbio planejado. É pago. A BELTA (Brazilian Educational and Language Travel Association) tem todas as informações sobre estudos e intercâmbio no exterior. O site é: www.belta.org.br.
- Outro caminho (que é o que se pretende para nossa Instituição, por ser pública e de qualidade, onde temos professores em diversas áreas do saber, assim como funcionários e alunos competentes) é se submeter a um processo de seleção para bolsas de estudo, trabalho, intercâmbio etc.
Estamos sempre divulgando em nosso site, chamadas para projetos, geralmente encaminhados por agências de fomento à pesquisa e intercâmbio, como o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), a FULBRIGHT (Comissão Internacional para intercâmbio entre EUA e Brasil), o Conselho Britânico, o DAAD (Intercâmbio Acadêmico Brasil-Alemanha), entre tantas outras.
Geralmente, os projetos são financiadas com recursos oriundos destas fontes nacionais e estrangeiras que apóiam os projetos de pesquisa e também seguem um edital para que sejam dadas todas as informações, garantindo a imparcialidade e seriedade do processo de escolha dos candidatos.
(Maria Inês Albernaz Kury)
Estudar no Exterior
Estudar em outro país requer preparações para que o intercambista efetue seus estudos atendendo as exigências da instituição e do país escolhido, bem como para ter um maior aproveitamento. A Resolução Nº 006, de 07 de março de 2014 dispõe sobre normas e procedimentos vigentes para a Mobilidade Acadêmica no âmbito do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso.
A seguir estão algumas dicas para a realização de um intercâmbio:
1)Saber um segundo idioma
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia oferece curso on line gratuito de idiomas My English Online (MEO) a servidores e alunos e possui convênio com escolas de idiomas, além de oferecer matérias de língua estrangeira em diversos cursos oferecidos pelo instituto.
2)Escolher a instituição de ensino
Deve-se considerar programas e áreas de estudos da instituição, edital ou chamada pública, pesquisar o ambiente acadêmico e requisitos para a entrada e seletividade no processo de admissão, serviços para alunos e localização da instituição estrangeira.
3)Financiar os estudos
Guardar dinheiro para realizar o pagamento dos estudos ou participar de edital ou processo seletivo que fornece bolsas de estudo. Dentre os diferenciais que podem auxiliar a obter bolsa de estudo está alto desempenho acadêmico, talento especial para esportes ou artes, realização de trabalho voluntário ou de liderança.
4)Documentação Pessoal
Solicitar documentação pessoal necessária para estudar e viver no exterior durante o período definido para o curso junto aos órgãos responsáveis, tais como Passaporte (fornecido Polícia Federal) ou Visto Americano (fornecido Embaixada dos Estados Unidos).
5) Planejar a mudança
Deve-se realizar o planejamento da viagem e do estudo considerando variáveis que possam interferir em uma realização plena do intercâmbio. Deve-se considerar o tempo de estadia em outro país, costumes locais, a própria saúde física e psicológica e possíveis gastos financeiros.
Mais informações:
https://www.ifsul.edu.br/component/content/article?id=732
https://educationusa.org.br/site/estudar-nos-eua/5-passos-para-estudar-nos-eua/
https://ifmt.edu.br/conteudo/pagina/resolucoes-consup-2014/

