Diretoria de Pesquisa e Pós-Graduação

Sobre

A pesquisa no IFMT – Campus Avançado Lucas do Rio Verde tem como missão contribuir para o avanço do conhecimento científico, tecnológico e social, promovendo o desenvolvimento local, regional e nacional. As atividades de pesquisa são conduzidas por professores, técnicos e estudantes, por meio de projetos interdisciplinares nas mais diversas áreas do saber.

Entendida como um processo racional e sistemático de construção do conhecimento, a pesquisa no campus busca integrar teoria e prática, articulando-se com a realidade social e produtiva da região. As ações desenvolvidas envolvem tanto investigações básicas quanto pesquisas aplicadas, orientadas pela inovação e pelo compromisso com a transformação social.

Os projetos são fomentados por meio de programas institucionais e também por parcerias com empresas, órgãos públicos e outras instituições de ensino e pesquisa. Dessa forma, a pesquisa no campus consolida-se como um dos pilares da formação acadêmica, promovendo o protagonismo estudantil e a produção de soluções criativas e sustentáveis para os desafios contemporâneos.

O IFMT – Campus Avançado Lucas do Rio Verde desenvolve diversas ações de fomento à pesquisa e à inovação, promovendo a formação científica de seus estudantes e o fortalecimento da produção de conhecimento aplicado às necessidades locais, regionais e nacionais.

A participação em eventos é um dos pilares da formação científica. O IFMT realiza e apoia anualmente diversos eventos, como:

⦁ Jornadas científicas
⦁ Semanas tecnológicas
⦁ Seminários, congressos e workshops
⦁ Ciclos de palestras, colóquios, mesas-redondas e feiras de ciência

Esses eventos possibilitam que os estudantes apresentem seus trabalhos técnico-científicos, compartilhem experiências, ampliem seus conhecimentos e estabeleçam redes de contato com pesquisadores e instituições.

Além dos eventos internos, é possível participar de eventos externos, desde que o trabalho seja aprovado e o estudante obtenha autorização dos setores de ensino e pesquisa do campus.

Grupos de pesquisa reúnem docentes, técnicos e estudantes em torno de objetivos comuns relacionados a linhas de investigação científica. Esses grupos visam à produção contínua de conhecimento e à consolidação de áreas estratégicas de pesquisa.

Os estudantes envolvidos em projetos são incentivados a integrar:
⦁ O grupo de pesquisa do campus: “Biotecnologia aplicada ao desenvolvimento de produtos e processos sustentáveis”;

⦁ Qualquer um dos mais de 40 grupos de pesquisa do IFMT, registrados no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq;

⦁ Grupos de instituições parceiras, desde que com vínculo formalizado junto ao Departamento de Pesquisa e Inovação.

O IFMT – Campus Avançado Lucas do Rio Verde sedia e participa anualmente de uma série de eventos acadêmicos e científicos, como workshops, congressos, jornadas científicas, semanas tecnológicas, feiras de ciências, ciclos de palestras, seminários, colóquios e mesas-redondas.

Esses eventos representam uma oportunidade valiosa para que estudantes apresentem os resultados das pesquisas desenvolvidas junto aos seus orientadores, ampliem seus conhecimentos, recebam feedback qualificado e estabeleçam conexões com pesquisadores de diferentes instituições.

A participação em eventos internos e externos é incentivada para todos os discentes que tiverem trabalhos aprovados, desde que haja anuência dos setores responsáveis pelo ensino, pesquisa e inovação. Essas experiências contribuem diretamente para o desenvolvimento acadêmico, científico e profissional dos estudantes, fortalecendo sua formação e ampliando sua inserção no meio científico.

O Portal de Periódicos da CAPES oferece acesso a mais de 37 mil publicações científicas nacionais e internacionais, além de bases de dados, normas técnicas, patentes, teses e dissertações em todas as áreas do conhecimento. O portal é uma importante fonte de consulta para elaboração de trabalhos, aprofundamento de estudos e fundamentação de pesquisas.
Acessar o Portal de Periódicos da CAPES

A Iniciação Científica proporciona aos estudantes a vivência em atividades de pesquisa, contribuindo para o desenvolvimento do pensamento crítico, da criatividade e da autonomia intelectual. Por meio da participação em projetos orientados por professores e técnicos, os discentes vivenciam a aplicação de métodos e técnicas de investigação científica, ampliando sua formação acadêmica.

O ingresso no programa se dá por meio de editais internos e/ou externos, que podem prever bolsas ou atuação voluntária em projetos aprovados. Os estudantes interessados devem se candidatar conforme as normas publicadas nos editais e com a anuência dos coordenadores dos projetos de pesquisa.

Nesta seção, são disponibilizadas as principais legislações, normativas e orientações que regulamentam as atividades de pesquisa desenvolvidas no âmbito do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT).

Esses documentos são essenciais para orientar pesquisadores, bolsistas, coordenadores e demais envolvidos nas ações de pesquisa científica, tecnológica e de inovação.

Resumo: Atualmente o Brasil é o pais da América Latina que mais consome enzimas em seus processos industriais, entretanto produz pouco mais de 5% desse biocatalisadores, sendo dependente de importação da maior parte. Um dos motivos para a baixa competitividade da indústria enzimática brasileira é o elevado custo de produção, especialmente pelo alto valor dos substratos necessários para cultivar os microrganismos produtores de enzimas de interesse industrial. Assim o objetivo do presente projeto é otimizar a produção de amilases e proteases por fungos filamentosos isolados do solo do bioma Cerrado, cultivados em substratos de resíduos e subprodutos agroindustriais. Os fungos filamentosos serão cultivados em erlenmeyer de 250 mL, contendo meio de cultivo preparado com várias formulações de resíduos e subprodutos agroindustriais, em diferentes condições. Será obtido o extrato enzimático que será submetido a avaliação de cinética enzimática. Espera-se que o desenvolvimento dessa pesquisa aplicada possa indicar substratos mais viáveis economicamente e auxiliar na otimização de processo para produção de enzimas de interesse industrial, além da possibilidade de agregar valor e ainda dar novo destino a subprodutos e resíduos gerados pela agroindústria, evitando que sejam subutilizados e que deixem de ser passivos ambientais.

Resumo: Frutos tropicais apresentam ótimas características funcionais, constituindo um importante domínio de inovação para a indústria alimentícia, farmacêutica e cosmética, devido seus efeitos na saúde e potencial de mercado. O bioma do cerrado mato-grossense apresenta grande diversidade de espécies de pequenos frutos nativos, que têm sido utilizados por povos indígenas e tiveram papel fundamental na alimentação dos exploradores e colonos desta região do Brasil. No entanto, a maior parte de tais frutos ainda não foi inserida no contexto do agronegócio brasileiro, seja por falta de tecnologia para a produção em escala ou mesmo pelos poucos estudos realizados quanto aos seus aspectos fitoquímicos, toxicológicos e nutricionais gerando um desconhecimento do seu potencial de aproveitamento. Deste modo, o estudo visará a seleção de um grupo de frutos típicos do cerrado mato-grossense, tradicionalmente utilizados pela população local, onde extratos e óleos voláteis das diferentes frações dos frutos (polpa, semente e casca) serão biomonitorados quanto ao potencial antioxidante por meio de modelo “in vitro” 2,2 difenil-1-picril hidrazil radical (DPPH) e antimicrobiano, seguidos da caracterização das substâncias responsáveis pelas atividades detectadas por cromatografia em fase gasosa acoplada à espectrometria de massas (CG-EM), cuja ferramenta tem sido útil para analisar o perfil químico de misturas complexas. Apesar de serem compostos naturais, os frutos também podem apresentar toxicidade por isso, o cuidado com a utilização é imprescindível e de suma importância no controle dos possíveis efeitos adversos e colaterais que o uso crônico e/ou agudo pode acarretar no organismo. Deste modo, será investigado o potencial tóxico destes frutos frente ao microcrustáceo Artemia salina e posterior correlações com a citotoxicidade diante de linhagens de células tumorais e sadias. Desta forma, espera-se que os resultados deste trabalho acrescentem novos compostos e/ou extratos com comprovada atividade farmacológica ao restrito arsenal terapêutico fitoterápico, fornecendo ferramentas para o desenvolvimento sustentável do cerrado mato-grossense por meio da valorização de frutas nativas da região, gerando renda para as populações locais e a proteção ambiental por meio da redução de áreas destinadas a pastagens e plantio.

Resumo: Fungos endofítico é um grupo de microrganismo que vivem associados à planta e que não causam nenhum sintoma de doença. Esta comunidade favorece o desenvolvimento das espécies vegetais em diversos ambientes e seu estudo é caracterizado, a partir do isolamento indireto no tecido vegetal de interesse. Diversas plantas já tiveram a comunidade de fungos endofítica determinada, entretanto, plantas de Cyperus rotundus ainda não foram estudadas. Linhagens de fungos endofíticos isoladas podem apresentar diversos usos biotecnológicos. Sendo assim, este projeto visa isolar fungos endofíticos das raízes de C. rotundus e determinar potencial das linhagens, na produção de enzimas hidrolíticas, solubilização de fosfato, capacidade de antibiose e promoção de crescimento.

Resumo: O crajiru (Arrabidaea chica) é uma planta medicinal utilizada no tratamento de diversas enfermidades, o extrato de suas folhas apresenta diversos compostos químicos entre eles os flavonoides, que podem ser empregados como agentes fitoterápicos. Porém o perfil químico dos vegetais pode ser afetado por suas condições de cultivo, fatores ambientais bióticos e abióticos podem levar a produção de diferentes metabólitos pela planta. Buscando compreender melhor como os fatores ambientais podem influenciar nos compostos gerados pelo crajiru, plantas serão cultivadas in vitro e ex vitro, para posterior análise dos seu perfil químico e relação com as diversas patologias a que esta planta está relacionada.

Resumo: O objetivo principal deste projeto é elaborar um material didático em inglês e um material didático em espanhol para a área de biotecnologia. A biotecnologia consiste no uso de organismos para a criação de produtos e serviços e está presente no dia a dia nos alimentos, combustíveis e na medicina, mas grande parte da população ainda desconhece o termo biotecnologia. Um material didático atrativo e dinâmico em inglês e espanhol pode ajudar a divulgar a biotecnologia, ensinar um idioma estrangeiro, além de propor discussões críticas e fundamentadas necessárias para o desenvolvimento tecnológico e a preservação do meio ambiente, dos recursos naturais e do desenvolvimento econômico responsável. A divulgação da biotecnologia através de um material didático atrativo é extremamente relevante pois a cidade de Lucas do Rio Verde e região possuem um eixo de produção industrial composto por grandes e médias empresas de alimentos e combustíveis onde faz-se uso da biotecnologia, criando uma demanda de profissionais qualificados e conscientes do seu papel no desenvolvimento econômico responsável. A produção de um material didático em inglês e espanhol além de estimular e auxiliar a aprendizagem de língua estrangeira para profissionais da área de Biotecnologia, também sucinta a aprendizagem de uma língua estrangeira atrelada aos conhecimentos de biotecnologia para comunidade externa. O material estará disponível online e espera-se produzir cópias físicas que serão distribuídas nas escolas da cidade de Lucas do Rio Verde e nos campi do IFMT por todo o estado do Mato Grosso.

Resumo: Os nematoides são parasitas que se alojam nas raízes das plantas dificultando a absorção de água, também causam lesões na planta como um todo podendo afetar, inclusive a parte aérea da planta. Várias espécies de nematoides já foram descritas por afetar diversas culturas, inclusive a soja, prejudicando a produtividade. Uma das maneiras de controle a esse parasita é através da mamona, que apresenta em sua constituição química a ricina, componente tóxico que pode contribuir para o manejo dos nematoides no solo. A torta e o óleo da mamona possuem maior concentração de ricina e ácido ricinoleico, respectivamente, podendo ter ação mais eficaz sobre a galha e o cisto. Com o intuito de combater essa praga utilizando componentes orgânicos, o presente trabalho visa avaliar o potencial da torta e óleo da semente de mamona no combate à estes vermes de solo, levando em consideração o potencial deste composto para a eliminação por morte dos nematoides reduzindo a população drasticamente, tornando-se um possível método de combate.

Pesquisa
Últimas Notícias
Tese
Mi luctus iaculis fusce taciti; est volutpat
Lorem ipsum odor amet, consectetuer...
Resumo
Mi luctus iaculis fusce taciti; est volutpat
Lorem ipsum odor amet, consectetuer...
Artigo
Mi luctus iaculis fusce taciti; est volutpat
Lorem ipsum odor amet, consectetuer...
Rolar para cima
R

Reitoria

01
Campus Cuiabá Cel. Octayde Jorge da Silva
02
Campus São Vicente
03
Campus Cáceres Prof. Olegario Baldo
04
Campus Cuiabá Bela Vista
05
Campus Pontes e Lacerda Fronteira Oeste
06
Campus Campo Novo do Parecis
07
Campus Juina
08
Campus Confresa
09
Campus Rondonópolis
10
Campus Sorriso
11
Campus Várzea Grande
12
Campus Barra do Garças
13
Campus Primavera do Leste
14
Campus Alta Floresta
15
Campus Tangara da Serra
16
Campus Diamantino
17
Campus Avançado Lucas do Rio Verde
18
Campus Avançado Sinop
19
Campus Guaranta do Norte
20
Campus Campo Verde
21
Campus Água Boa
22
Campus Canarana
23
Campus Colniza