
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso – IFMT, criado nos termos da Lei nº. 11.892, de 29 de dezembro de 2008, mediante integração do Centro Federal de Educação Tecnológica de Mato Grosso, do Centro Federal de Educação Tecnológica de Cuiabá e da Escola Agrotécnica Federal de Cáceres, é uma instituição de educação superior, básica e profissional, pluricurricular e multicampi, especializada na oferta de educação profissional e tecnológica nas diferentes modalidades de ensino. Vinculada ao Ministério da Educação, possui natureza jurídica de autarquia, com autonomia administrativa, patrimonial, financeira, didático-pedagógica e disciplinar.
O IFMT tem no Estado de Mato Grosso a sua área de atuação geográfica, conta com 18 campi em funcionamento (Alta Floresta, Barra do Garças, Cáceres, Campo Novo do Parecis, Confresa, Cuiabá – Octayde Jorge da Silva, Cuiabá – Bela Vista, Juína, Pontes e Lacerda, Primavera do Leste, Rondonópolis, São Vicente, Sorriso, Várzea Grande, Campo Verde, Diamantino, Tangará da Serra e Guarantã do Norte). Possui ainda dois campi avançados, nos municípios de Lucas do Rio verde e Sinop.
Atualmente, possui aproximadamente 30 mil alunos, nos mais de 180 cursos distribuídos nos níveis: Superior (bacharelado, licenciatura e tecnologias), Pós-graduação (especializações e mestrados), Técnico (com ensino médio integrado, subsequente, concomitante e Proeja), Educação a Distância (UAB), além de cursos de curta duração, como FIC (Formação Inicial e Continuada).
Missão, visão e valores
MISSÃO DO IFMT
“Educar para a vida e para o trabalho”
VISÃO DO IFMT
“Ser uma instituição de excelência na educação profissional e tecnológica, qualificando pessoas para o mundo do trabalho e para o exercício da cidadania por meio da inovação no ensino, na pesquisa e na extensão.”
VALORES DO IFMT
Ética
Inovação
Legalidade
Transparência
Sustentabilidade
Profissionalismo
Comprometimento
Respeito ao cidadão
Histórico
A história do Instituto Federal de Mato Grosso começa em 1909, quando iniciaram-se as primeiras experiências em educação profissional e tecnológica no País. Neste ano, foi criada a Escola de Aprendizes e Artífices de Mato Grosso, onde atualmente funciona o Campus Cuiabá – Cel. Octayde Jorge da Silva deste IFMT. Depois disso, no ano de 1943, foi criado o Aprendizado Agrícola de Mato Grosso, em Santo Antonio do Leverger, onde atualmente funciona o Campus São Vicente. Já no ano de 1980, foi criada a Escola Agrotécnica Federal de Cáceres, atualmente Campus Cáceres.
Após algumas mudanças de nomenclatura, chegamos ao ano de 2008, com três centros de referência em educação profissional no Estado: o Cefet Mato Grosso (em Cuiabá), o Cefet Cuiabá (em São Vicente) e a Escola Agrotécnica Federal de Cáceres. Neste período, já estavam em funcionamento ou em fase de implantação as unidades de ensino descentralizadas (Uned), no bairro do Bela Vista (Cuiabá) e nos municípios de Pontes e Lacerda, Campo Novo do Parecis, Juína, Confresa, Barra do Garças e Rondonópolis.
Até que na data de 29 de dezembro de 2008, a Lei 11.892 cria os Institutos Federais em todo o País. Em Mato Grosso, a junção das três autarquias – Cefet Mato Grosso (em Cuiabá), o Cefet Cuiabá (em São Vicente) e Escola Agrotécnica Federal de Cáceres – cria o Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), que desde então, em um processo de expansão e interiorização, alcançou diversas outras localidades, tais como Primavera do Leste, Várzea Grande, Alta Floresta, Diamantino, Lucas do Rio Verde e Tangará da Serra.
O Gabinete
O Gabinete do Reitor tem por finalidade organizar, assistir, coordenar, fomentar e articular as ações técnica, política e administrativa do Reitor.
Compete ao Gabinete do Reitor, conforme art. 39 do Regimento Geral do IFMT:
I. proporcionar assistência e assessoramento direto e imediato ao Reitor no desempenho de suas funções e no seu relacionamento institucional administrativo;
II. estabelecer relacionamento com os todos os níveis da administração e com o público em geral;
III. coordenar, controlar e informar sobre a agenda diária do Reitor;
IV. elaborar e/ou revisar as correspondências e os documentos expedidos pelo Reitor;
V. distribuir, previamente, para fins de instrução preliminar, o expediente endereçado ao Reitor que não seja de caráter urgente ou sigiloso ou de natureza pessoal;
VI. receber as documentações e processos submetidos a consideração do Reitor, proceder ao exame prévio, preparando-os para assinatura do Reitor e/ou providenciando os encaminhamentos necessários;
VII. administrar os espaços físicos e a infra-estrutura utilizada pelo Gabinete, assim como, os recursos financeiros e o patrimônio sob sua responsabilidade;
VIII. colaborar na elaboração do Relatório de Gestão e na prestação de contas anual do IFMT;
IX. revisar, organizar, documentar e publicar os documentos relacionados a sua área de atuação; e
X. executar outras funções que, por sua natureza, lhe estejam inerentes ou lhe tenham sido atribuídas pelo Reitor.
REITOR – CD – 0001
Julio César dos Santos – Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico
Matrícula Siape: 174859
Servidor lotado no Campus Alta Floresta, em exercício de cargo de Reitor
Chefia de Gabinete/CG – CD – 0003
Liliane Silva Penã Oliveira – Assistente em Administração
Matrícula Siape: 1837074
Chefe de Gabinete (servidora lotado no Campus Pontes e Lacerda em exercício de cargo de Chefe de Gabinete)
Telefone: (65) 3616-4179
E-mail: gabinete@ifmt.edu.br / agendadoreitor@ifmt.edu.br
Secretaria do Gabinete – FG0001
Maria Cristina da Silva – Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico
Matrícula Siape: 1505052
Servidora do Campus Cuiabá – Bela Vista em lotação provisória na Reitoria)
Telefone: (65) 3616-4136
E-mail: gabinete@ifmt.edu.br / portarias@ifmt.edu.br
Secretaria dos Colegiados – FG0002
Terezinha Hota da Silva – Assistente em Administração
Matrícula Siape: 2220214
Secretária dos Colegiados (CODIR/CONSUP)
Telefone: (65) 3616-4136
E-mail: secretaria.colegiados@ifmt.edu.br
Quem é quem?
Contato
Telefone: (65) 3616-4100 (65) 3616-4105 (Gabinete) E-mail: gabinete@ifmt.edu.br
Localização
Reitoria IFMT - Avenida Sen. Filinto Müller, 953 - Bairro: Quilombo - CEP: 78043-409
Horário de Atendimento
das 7 às 17h30, de segunda à sexta-feira.


