
A Ouvidoria do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) atende ao público interno e externo e atua conjuntamente com o Serviço de Informação ao Cidadão. Instrumento de cidadania, é uma instância que atua no sentido de garantir os direitos dos usuários, em conformidade com as legislações vigentes, dentre elas a Lei Nº 13.460, de 26 de junho de 2017, Decreto Nº 9.094, de 17 de julho de 2017 , Instrução Normativa 05/2018 e Regimento Geral – 2018.
O Reitor do IFMT assinou em 24 de janeiro de 2020 Ordem Administrativa nº 02/2020 que estabelece fluxo interno para tratamento de denúncias no âmbito do IFMT que substitui a Ordem Administrativa 060, de 24 de outubro de 2018.
Por meio da Ouvidoria do IFMT são recebidos DENÚNCIAS, SOLICITAÇÕES, SUGESTÕES, RECLAMAÇÕES, ELOGIOS e SUGESTÕES de simplificação referentes aos serviços públicos em geral, que envolvam ações de servidores e unidades da IFMT.
Portanto, caso você tenha uma dessas cinco manifestações a fazer, acesse o Fala.BR. O sistema funciona 24h, permite acompanhar o andamento de uma manifestação já cadastrada. Para utilizar o Fala.BR, não é necessário se cadastrar. Porém, quem realiza o cadastro tem acesso ao histórico das suas manifestações.

- Acesse aqui a página de Serviço de Informações ao Cidadão (SIC)
Marcos Vinicius Rodrigues Davino
Ouvidor Geral – Portaria 2.104/2022 (link);
Marcos Vinicius Rodrigues Davino
Autoridade de Monitoramento da LAI – PORTARIA 600/2024 – RTR-SRDA/RTR-CG/RTR-GAB/RTR/IFMT, de 7 de março de 2024
- Estatuto do IFMT | Resolução Nº 27/2022
- PDI | 2019-2025 (prorrogado)
EM CONSTRUÇÃO…
O Plano de Trabalho é um documento que objetiva organizar os trabalhos realizados pelos setores de ouvidoria; Serviço de Informação ao Cidadão e Autoridade de Monitoramento da LAI.
RELATÓRIO GERENCIAL
O Relatório Gerencial é um documento que deve, obrigatoriamente, ser feito ao final de cada ano. Nesse documento devem constar as atividades realizadas no decorrer daquele ano, em conformidade com o Plano de Trabalho.
- Relatório Gerencial – Ano 2020
- Relatório Gerencial – Ano 2019
- Relatório gerencial – Ano 2018
- Relatório gerencial – Ano 2017
RELATÓRIOS DESCRITIVOS DE ATIVIDADES
Os relatórios descrevem as atividades de Ouvidoria em conformidade com o Plano de Trabalho 2021.
- Relatório 5: Avaliação de serviços realizada por meio do Conselho de Usuários de Serviços Público
Período: 20 de agosto a 03 de dezembro de 2021.
- Relatório 4: Relatório de atividades de Ouvidoria/SIC/AML – Criação do Conselho de Usuários de Serviços Públicos do IFMT
Período: 20 de agosto a 05 de outubro de 2021.
- Relatório 3: Relatório descritivo – Reunião com os campi do IFMT
Período: 02 de junho a 30 de julho de 2021.
- Relatório 1: Relatório descritivo – Reunião de Ouvidoria com setores da Reitoria
Período: 10 a 24 de maio de 2021.
Para conhecer sobre ouvidorias federais, acesse:
https://www.gov.br/cgu/pt-br/assuntos/ouvidoria
TRANSPARÊNCIA ATIVA
A LAI estabelece que as informações de interesse coletivo ou geral devem ser divulgadas de ofício pelos órgãos públicos, espontânea e proativamente, independentemente de solicitações. Além disso, no art. 8º prevê um rol mínimo de dados que os órgãos e entidades devem, obrigatoriamente, divulgar nas suas páginas oficiais na internet, no menu “Acesso à Informação”.
Para saber mais, acesse o GUIA DE TRANSPARÊNCIA ATIVA para órgãos e entidades do Poder Executivo Federal.
NORMATIVA INTERNA
LEI E DECRETO DE ACESSO A INFORMAÇÃO
LEI Nº 12.527, de 18 de novembro de 2011 – Regula o acesso a informações previsto no inciso XXXIII do art. 5o, no inciso II do § 3o do art. 37 e no § 2o do art. 216 da Constituição Federal; altera a Lei no 8.112, de 11 de dezembro de 1990; revoga a Lei no 11.111, de 5 de maio de 2005, e dispositivos da Lei no 8.159, de 8 de janeiro de 1991; e dá outras providências.
DECRETO Nº 7.724, de 16 de MAIO de 2012 – Regulamenta a Lei nº 12.527, de 18 de novembro de 2011, que dispõe sobre o acesso a informações previsto no inciso XXXIII do caput do art. 5º , no inciso II do § 3º do art. 37 e no § 2º do art. 216 da Constituição.
LEIS E DECRETOS DE OUVIDORIAS FEDERAIS
LEI Nº 12.813, DE 16 DE MAIO DE 2013 – Dispõe sobre o conflito de interesses no exercício de cargo ou emprego do Poder Executivo federal e impedimentos posteriores ao exercício do cargo ou emprego; e revoga dispositivos da Lei nº 9.986, de 18 de julho de 2000, e das Medidas Provisórias nºs 2.216-37, de 31 de agosto de 2001, e 2.225-45, de 04 de setembro de 2005.
DECRETO Nº 10.889, DE 9 DE DEZEMBRO DE 2021 – dispõe sobre a divulgação da agenda de compromissos públicos e a participação de agentes públicos, no âmbito do Poder Executivo federal, em audiências e sobre a concessão de hospitalidades por agente privado, e institui o Sistema Eletrônico de Agendas do Poder Executivo federal – e- Agendas.
DECRETO No 10.890, DE 9 DE DEZEMBRO DE 2021 – Altera o Decreto no 9.492, de 5 de setembro de 2018, e o Decreto no 10.153, de 3 de dezembro de 2019, para dispor sobre a proteção ao denunciante de ilícitos e de irregularidades praticados contra a administração pública federal direta e indireta.
LEI Nº 13.460, de 26 de junho de 2017 – Dispõe sobre participação, proteção e defesa dos direitos do usuário dos serviços públicos da administração pública.
DECRETO Nº 9.492, de 5 de setembro de 2018 – Regulamenta a Lei nº 13.460, de 26 de junho de 2017, que dispõe sobre participação, proteção e defesa dos direitos do usuário dos serviços públicos da administração pública federal, institui o Sistema de Ouvidoria do Poder Executivo federal, e altera o Decreto nº 8.910, de 22 de novembro de 2016, que aprova a Estrutura Regimental e o Quadro Demonstrativo dos Cargos em Comissão e das Funções de Confiança do Ministério da Transparência, Fiscalização e Controladoria-Geral da União.
DECRETO Nº 10.153, DE 3 DE DEZEMBRO DE 2019 – Dispõe sobre as salvaguardas de proteção à identidade dos denunciantes de ilícitos e de irregularidades praticados contra a administração pública federal direta e indireta e altera o Decreto nº 9.492, de 5 de setembro de 2018.
DECRETO Nº 10.228, de 5 de FEVEREIRO de 2020 – Altera o Decreto nº 9.492, de 5 de setembro de 2018, que regulamenta a Lei nº 13.460, de 26 de junho de 2017, para dispor sobre o Sistema de Ouvidoria do Poder Executivo federal e instituir os conselhos de usuários dos serviços públicos no âmbito da administração pública direta, indireta, autárquica e fundacional do Poder Executivo federal.
LEI Nº 13.709, de14 de AGOSTO de 2018 – Dispõe sobre a proteção de dados pessoais e altera a Lei nº 12.965, de 23 de abril de 2014 (Marco Civil da Internet). Alterada pela Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) – Redação dada pela Lei nº 13.853, de 2019.
LEI Nº 13.853, de 8 de JULHO de 2019 – Altera a Lei nº 13.709, de 14 de agosto de 2018, para dispor sobre a proteção de dados pessoais e para criar a Autoridade Nacional de Proteção de Dados; e dá outras providências.
LEI Nº 13.869, de 5 de SETEMBRO de 2019 – Dispõe sobre os crimes de abuso de autoridade; altera a Lei nº 7.960, de 21 de dezembro de 1989, a Lei nº 9.296, de 24 de julho de 1996, a Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990, e a Lei nº 8.906, de 4 de julho de 1994; e revoga a Lei nº 4.898, de 9 de dezembro de 1965, e dispositivos do Decreto-Lei nº 2.848, de 7 de dezembro de 1940 (Código Penal).
DECRETO Nº 9.094, de 17 de JULHO de 2017 – Dispõe sobre a simplificação do atendimento prestado aos usuários dos serviços públicos, ratifica a dispensa do reconhecimento de firma e da autenticação em documentos produzidos no País e institui a Carta de Serviços ao Usuário.
DECRETO Nº 9.723, de 11 de MARÇO de 2019 – Regulamenta dispositivos da Lei nº 13.460, de 26 de junho de 2017 , dispõe sobre a simplificação do atendimento prestado aos usuários dos serviços públicos, institui o Cadastro de Pessoas Físicas – CPF como instrumento suficiente e substitutivo para a apresentação de dados do cidadão no exercício de obrigações e direitos e na obtenção de benefícios, ratifica a dispensa do reconhecimento de firma e da autenticação em documentos produzidos no País e institui a Carta de Serviços ao Usuário.
DECRETO Nº 10.178, de 18 de DEZEMBRO de 2019 – Regulamenta dispositivos da Lei nº 13.874, de 20 de setembro de 2019, para dispor sobre os critérios e os procedimentos para a classificação de risco de atividade econômica e para fixar o prazo para aprovação tácita e altera o Decreto nº 9.094, de 17 de julho de 2017, para incluir elementos na Carta de Serviços ao Usuário.
DECRETO Nº 8.936, de 19 de dezembro de 2016 – Institui a Plataforma de Cidadania Digital e dispõe sobre a oferta dos serviços públicos digitais, no âmbito dos órgãos e das entidades da administração pública federal direta, autárquica e fundacional.
INSTRUÇÕES NORMATIVAS
INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 5, de 18 de JUNHO de 2018 – Estabelece orientações para a atuação das unidades de ouvidoria do Poder Executivo federal para o exercício das competências definidas pelos capítulos III e IV da Lei nº 13.460, de 26 de junho de 2017.
INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 15, de 3 de DEZEMBRO de 2018 – Institui Programa de Melhoria Continuada das Unidades de Ouvidoria do Poder Executivo Federal (PROMOUV), dispõe sobre o Modelo de Maturidade de Ouvidorias Públicas (MMOuP), revoga a Portaria CGU nº 3.681, de 13 de dezembro de 2016 e dá outras providências.
INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 18, de 3 de DEZEMBRO de 2018 – Estabelece a adoção do Sistema Informatizado de Ouvidorias do Poder Executivo federal-e-Ouv, como plataforma única de recebimento de manifestações de ouvidoria, nos termos do art. 16 do Decreto nº 9.492, de 2018.
INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 7, de 8 de MAIO de 2019 – Dispõe sobre o Sistema Nacional Informatizado de Ouvidorias – e- Ouv e o painel “resolveu?”, E estabelece adoção do Sistema Nacional Informatizado de Ouvidorias – e-Ouv, como plataforma única de registro de manifestações de ouvidoria, nos termos do art. 16 do Decreto nº 9.492, de 2018.
PORTARIAS
PORTARIA Nº 1.181, de 10 de JUNHO de 2020 – Dispõe sobre critérios e procedimentos para a nomeação, designação, exoneração, dispensa, permanência e recondução ao cargo ou função comissionada de titular da unidade setorial de ouvidoria no âmbito do Sistema de Ouvidoria do Poder Executivo federal – SisOuv, e revoga a Instrução Normativa CGU nº 17, de 3 de dezembro de 2018.
Portaria nº 581, de 09 de março de 2021, Estabelece orientações para o exercício das competências das unidades do Sistema de Ouvidoria do Poder Executivo federal, alterada pela PORTARIA Nº 3.126, DE 30 DE DEZEMBRO DE 2021 – Altera a Portaria nº 581, de 9 de março de 2021, em razão das alterações promovidas pelo Decreto nº 10.890, de 9 de dezembro de 2021, no Decreto nº 9.492, de 5 de setembro de 2018, e no Decreto nº 10.153, de 3 de novembro de 2019, disponível em: https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-3.126-de-30-de-dezembro-de-2021-371530074
RESOLUÇÕES
RESOLUÇÃO No 7, DE 30 DE NOVEMBRO DE 2021 – Aprova a Norma Modelo para Criação de Unidades de Ouvidoria e a Norma Modelo para Regulamentação da Atividade de Ouvidoria em Órgãos Públicos.
RESOLUÇÃO Nº 3, de 13 de SETEMBRO de 2019 – Aprova a Resolução sobre Medidas Gerais de Salvaguarda à Identidade de Denunciantes.
RESOLUÇÃO Nº 1, de 2 de AGOSTO de 2019 – Institui o Regimento Interno da Rede Nacional de Ouvidorias criada pelo Decreto nº 9.723, de 11 de março de 2019
Recomendação 001/2021 Ouvidoria/SIC/AML
Editado em 27/05/2021
- Estatuto do IFMT | Resolução Nº 27/2022
- PDI | 2019-2025 (prorrogado)
Marcos Vinicius Rodrigues Davino
Ouvidor Geral do IFMT – Ouvidor Geral – Portaria 2.104/2022
Maristela Abadia Guimarães
Ouvidora Geral do IFMT 2017 à 07/2022 – Portaria 935 de 27 de abril de 2017
Hagata Guimarães de Andrade
Ouvidora Substituta e Gestora do SIC – 2017 à 01/2024 – Portarias 1551/2022 e 1563/2022
Fala BR
O Fala.BR é a Plataforma Integrada de Ouvidoria e Acesso à Informação do Poder Executivo Federal. Desenvolvido pela Controladoria-Geral da União (CGU), o Sistema permite a qualquer cidadão encaminhar – de forma ágil e com interface amigável – pedidos de acesso à informação e manifestações de ouvidoria, em um único ambiente.
Por meio da Plataforma Fala.BR, é possível fazer solicitações a mais de 310 órgãos e entidades do Poder Executivo Federal, além de outras duas mil instâncias de todos os entes e poderes da federação, como estados, municípios e serviços sociais autônomos que aderiram ao Sistema.
Além do registro de pedidos e manifestações de ouvidoria, o Fala.BR permite acompanhar o cumprimento dos prazos; consultar as respostas recebidas; entrar com recursos; apresentar reclamações; entre outras ações em conformidade com a Lei de Acesso à Informação e o Código de Defesa dos Usuários de Serviços Públicos.
Tipos de Manifestação
SUGESTÃO: proposição de ideia ou formulação de proposta de aprimoramento de políticas e serviços prestados.
ELOGIO: demonstração ou reconhecimento ou satisfação sobre o serviço oferecido ou atendimento recebido.
SOLICITAÇÃO: requerimento de adoção de providência por parte da Administração.
RECLAMAÇÃO: demonstração de insatisfação relativa a serviço público.
DENÚNCIA: comunicação de prática de ato ilícito cuja solução dependa da atuação de órgão de controle interno ou externo.
SIMPLIFIQUE: solicitação para simplificar os serviços prestados por qualquer órgão ou entidade federal.
Contato
Além da Plataforma Integrada de Ouvidoria e Acesso à Informação, acessando o link Aqui, você pode entrar em contato pelos canais abaixo:
Informações sobre atendimento de ouvidoria: (65) 3616-4155
Whatsapp – (65) 98161-2091
E-mail: ouvidoria@ifmt.edu.br
PROGRAMA DE GESTÃO
Atendimento Presencial
Segunda – Sexta – 07:00 às 11:00
Teletrabalho
Segunda – Sexta – 13:30 às 17:30
Saiba mais
- Estatuto do IFMT | Resolução Nº 27/2022
- PDI | 2019-2025 (prorrogado)
- PDI |2019-2023
- PDI | 2014-2018