Ensino

Sobre a Pró-Reitoria de Ensino - PROEN

A Pró-Reitoria de Ensino – PROEN é o órgão executivo que planeja, fomenta, coordena, superintende e acompanha as atividades pedagógicas e políticas de ensino em diferentes modalidades no IFMT.

Atualmente, a PROEN é constituída pela Diretoria de Educação Profissional Técnica de Nível Médio, Diretoria de Graduação, Diretoria de Política de Ingresso e Seleções, Departamento de Supervisão e Acompanhamento da Avaliação da Educação, Coordenação de Suporte ao Registro e Sistemas Acadêmicos e a  Coordenação de Biblioteca e Periódicos que desenvolvem seus trabalhos no sentido de cumprir com a missão definida de proporcionar a formação científica, tecnológica e humanística, nos vários níveis e modalidades de ensino, pesquisa e extensão, de forma plural, inclusiva e democrática, pautada no desenvolvimento socioeconômico local, regional e nacional, preparando o educando para o exercício da profissão e da cidadania com responsabilidade ambiental, assegurando o desenvolvimento da tríade ensino, pesquisa e extensão com foco no desenvolvimento da inclusão.

MISSÃO

Contribuir para a excelência do ensino oferecido pelo IFMT, desenvolvendo uma política articulada à pesquisa e a extensão, inovando as ações educativas com eficácia, responsabilidade e sustentabilidade, visando a formação de cidadãos competente e proativos nas diversas áreas do conhecimento.

VISÃO

A PROEN objetiva ser referência nacional como Pró-reitoria de Ensino.

VALORES

excelência como busca constante em suas ações

flexibilidade como princípio de suas ações, e

responsabilidade como o fator primordial para a qualidade.

                


Luciana Maria Klamt
Pró-reitora – Pedagoga
Contato: luciana.klamt@ifmt.edu.br

Apoio à Pró-Reitoria de Ensino

Eliane de Campos Rodrigues
Assistente em Administração

Contato: eliane.rodrigues@ifmt.edu.br

Aurélio Carlos Lopes da Silva
Assistente em Administração
Contato: aurelio.lopes@ifmt.edu.br


Lucas Santos Café
Diretor – Docente

Contato:  lucas.cafe@ifmt.edu.br

Apoio à Diretoria

Daniela Fernandes da Silva
Técnica em Assuntos Educacionais

Contato: daniela.silva@ifmt.edu.br

Nair Mendes de Oliveira
Pedagoga

Contato: nair.oliveira@ifmt.edu.br

Sílvia Maria dos Santos Stering (Lotada provisoriamente no Campus Cuiabá – Bela Vista)
Pedagoga

Contato: silvia.stering@ifmt.edu.br

 


Maria Auxiliadora de Almeida Arruda
Diretora – Docente

Contato: maria.auxiliadora@ifmt.edu.br

Apoio à Diretoria

Andreia Aparecida de Oliveira
Pedagoga
Contato: andreia.oliveira@ifmt.edu.br

Elizabeth da Cunha Filha
Técnica em Assuntos Educacionais

Contato: elizabete.cunha@ifmt.edu.br

Patricia Pereira da Silva Lopes (Afastada para pós-graduação)
Pedagoga 

Contato: patricia.lopes@ifmt.edu.br


Elisangela Maria da Silva
Diretora 
  
Contato: elisangela.silva@ifmt.edu.br 

Apoio à Diretoria

Ricardo Camargo de Souza
Coordenação de Política de Ingresso

Contato: ricardo.camargo@ifmt.edu.br

Katia Ferreira Santos
Técnica em Assuntos Educacionais

Contato: katia.santos@ifmt.edu.br

Mychel Wheverardo Araujo Pessoa
Coordenador de Logística e Processamento   

Contato: mychel.pessoa@ifmt.edu.br


Paula Dias Guimaraes
Chefe do Departamento – Técnica em Assuntos Educacionais

Contato: paula.guimaraes@ifmt.edu.br

Apoio ao Departamento

Caroline Martins Ojeda (Afastada para pós-graduação)
Técnica em Assuntos Educacionais 

Contato: caroline.ojeda@ifmt.edu.br

Yan Sávio Gomes de Jesus
Assistente em Administração

Contato: yan.savio@ifmt.edu.br 

 


Michelle Gozzi
Coordenadora – Assistente em Administração
Contato: michelle.gozzi@ifmt.edu.br

Apoio à Coordenação

Ana Izabel Duarte Lima Neves
Assistente em Administração
Contato: ana.neves@ifmt.edu.br 

Lilian Maria Gonçalves
Analista de Tecnologia da Informação (Lotada provisoriamente no Campus Cuiabá – Cel. Octayde Jorge)
Contato: lilian.goncalves@ifmt.edu.br

Paulo Roger Roseno Dias
Assistente em Administração
Contato: paulo.dias@ifmt.edu.br


Douglas Lenon da Silva
Coordenador – Bibliotecário/Documentarista
Contato: douglas.lenon@ifmt.edu.br
Designado pela Portaria nº 545, de 14 de fevereiro de 2025

 

Telefone: (65) 3616-4167

E-mail: ensino@ifmt.edu.br

Horário de funcionamento: 7h às 12h e das 13h às 17h.

Este Regimento Geral disciplina a organização e o funcionamento do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT). Ele estabelece a dinâmica das atividades acadêmicas e administrativas, bem como as relações entre os órgãos da instituição. Além disso, complementa e normatiza as disposições estatutárias.

Para obter mais informações leia o documento – Regimento Geral 

2011
IN 02
– Transferência externa e Interna

2014
IN 04
– Implantação do Manual de Procedimentos da Secretária-Geral de Documentação Escolar

2016
IN° 03
– Regulamenta a Padronização das Matrículas dos discentes, Códigos dos Cursos e Turmas no Sistema de Gestão Acadêmica

2018
IN 05
– Normas e Procedimentos para Emissão de Certificado e Atestado de Conclusão de Ensino Médio e Declaração de Proficiência do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos –  ENCCEJA

2020
IN 04
– Autorização de Auxílios Emergenciais para Acesso à Internet do IFMT
IN 07 – Atividades de Estágio Obrigatório e Não Obrigatório
IN 09 – Execução do Regime de Exercício Domiciliar

2021
IN 02
– ALTERA A INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 008, DE 10 DE AGOSTO DE 2020
IN 03 –  Orienta procedimentos quanto à execução do RED
IN 06 – Estabelece diretrizes e orientações para o retorno gradual e seguro às atividades presenciais.
IN 06 – Retorno Presencial – Consolidado
Anexo 01 – Retorno gradual e seguro às atividades presenciais IFMT
Anexo 02 – Retorno gradual e seguro às atividades presenciais IFMT
Anexo 03 – Retorno gradual e seguro às atividades presenciais_IFMT
Anexo 04 – Retorno gradual e seguro às atividades presenciais_IFMT
IN 07 RTR-GAB – Retificação da IN 06
– IN 07  – Anexo 5
IN 07 – Anexo 6
IN 07 –  Anexo 7

2022
IN 01 – Protocolo de Biossegurança IFMT
IN 02 –  Retorno Gradual Presencial  IFMT
IN 03 –  REtorno Gradual Presencial IFMT
Anexo 01 – Retorno Gradual Presencial IFMT
Anexo 02 – Retorno Gradual Presencial IFMT
Anexo 03 – Retorno Gradual Presencial IFMT
Anexo 04 – Retorno Gradual Presencial IFMT
Anexo 05 – Retorno Gradual Presencial IFMT
Anexo 06 – Retorno Gradual Presencial IFMT
Anexo 07 – Retorno Gradual Presencial IFMT

O Regime de Exercício Domiciliar são as atividades acadêmicas desenvolvidas pelo estudante em domicílio, em consequência da sua impossibilidade de frequentar às aulas e participar das demais atividades regulares previstas para o curso. Tem como objetivo assegurar condições especiais de acompanhamento e avaliação nas atividades pedagógicas ao estudante em situações como a  pandemia da Covid-19. O RED pode ser executado mediado por tecnologias ou por meio de materiais tradicionais, digitais ou impressos.

Videos explicativos ASSISTA AQUI

FAQ – Perguntas e Respostas Frequentes da RED

Questão 1: Eu lanço as minhas aulas no SUAP ou no QAcadêmico?
Apenas os campi: São Vicente (1 ano dos cursos técnicos) e Guarantã do Norte (1 ano dos cursos técnicos e 1 semestre dos cursos superiores). Desde Agosto de 2019 os cursos FIC já são disponibilizados no SUAP e recentemente o curso de Mestrado em Química do Campus Bela Vista também está disponibilizado lá.

Questão 2: Que horário eu preencho lá no QAcadêmico?
O horário colocado no diário da RED não contabiliza dentro da carga horária do Sistema. Pode ser colocado qualquer horário.  O importante é colocar o quantitativo de aulas referente ao período que foi planejado aquela atividade.

Questão 3: Qual data devo colocar no diário?
A data deve corresponder a uma entrega de atividade dos estudantes.  No caso do QAcadêmico, o limite de aulas por dia é de 12. Logo se o planejamento for superior a 12 aulas, deve ser feito um lançamento de 12 aulas e um segundo lançamento com as aulas restantes. Neste caso, pode ser utilizado o último dia de cada semana para fazer o lançamento, se não houver entrega de atividades. Para os campi que tem lançamentos a serem feitos no SUAP, não há restrição de quantitativo de aulas.

Questão 4: Como devo colocar o conteúdo?
O conteúdo deve ter em seu início a palavra RED, seguindo pelo período de planejamento das aulas remotas (Data de início a Data de Término), seguido pelo conteúdo, metodologia trabalhados com os estudantes. É obrigatório este formato para que o diário seja o relatório comprobatório do planejamento realizado.

Questão 5: Estou tentando lançar minhas aulas, mas diz que a posse está com o registro. Como faço?
Os sistemas acadêmicos são baseados nos calendários que são inseridos em cada início de período.  Mesmo não tendo obrigatoriedade de dias, conforme Parecer do Conselho Nacional de Educação (CNE), os lançamentos são associados aos dias dentro do período de cada etapa. Logo, para conseguir fazer o lançamento, deve-se alterar as datas dos calendários e/ou dos diários para que o professor tenha a posse novamente do diário e consiga fazer os lançamentos. Esta atividade deverá ser feita em conjunto com Coordenadores de Curso, Direção de Ensino e Registro Escolar.

Questão 6: Fiz o meu planejamento e deu mais que 12 aulas e meu campus usa o QAcadêmico. Como devo fazer o lançamento?
O sistema QAcadêmico aceita em cada dia de aula o lançamento de 12 aulas apenas. Caso você tenha planejado mais que 12 aulas, você deve fazer 02 (dois) lançamentos: 1 lançamento de 12 aulas e outro lançamento com as demais aulas restantes. Caso ultrapasse 24 aulas, você pode ir fazendo lançamentos de 12 em 12 aulas até o término do lançamento das aulas previstas.  Lembre-se que que o lançamento deverá ser baseado nas etapas correspondentes ao planejamento: 1º Bimestre, 2º Bimestre, 3º Bimestre, 4º Bimestre para cursos anuais; 1º Bimestre, 2º Bimestre para cursos semestrais (técnicos) e Nota Semestral para os cursos de graduação.

Para os Campi São Vicente e Guarantã do Norte que são campi piloto no uso do SUAP EDU e que tem cursos regulares, não há a necessidade de fazer mais de um lançamento, mas devem ser observados os lançamentos realizados nas respectivas etapas. 

Questão 7: Preciso fazer o relatório no SUAP das atividades realizadas na RED?
Com o lançamento das aulas nos sistemas acadêmicos, não se faz necessário o lançamento do relatório das atividades no SUAP. Mas o planejamento ainda é obrigatório ser feito para que seja, através dos lançamentos das atividades feita a comprovação das atividades e carga horária prevista dos componentes curriculares.

Questão 8: Como faço para lançar as notas dos estudantes do Ensino Médio no SUAP EDU?
Você deverá colocar Média Aritmética Ponderada e colocar Peso 4 nas avaliações (seminários, trabalhos, provas etc) e Peso 2 na nota atitudinal (Conceito).  Lembre-se de colocar a nota de 0 a 10 nos lançamentos e números inteiros.

Questão 9: Como faço para lançar as notas das Provas Finais (Etapas Finais) no SUAP EDU?
Você deve fazer o cálculo da média em uma planilha e lançar somente uma avaliação (a média direta) colocando como opção soma simples ou deve colocar duas avaliações, em Média Aritmética, onde uma delas você deverá digitar a média do estudante (da etapa anterior na graduação ou a média dos 4 bimestres no ensino médio) e na outra avaliação colocar a nota da prova final.

Questão 10: Não consigo lançar as notas.  Diz que está fora do período.
Precisa ser alterada a data do diário e do calendário para permitir o lançamento.

Questão 11: Preciso abrir as matrículas para 2020/2, mas não há este período no sistema. O que faço?
Você deve fechar o período 2020/1 (com ou sem pendência), montar o calendário para o período seguinte (2020/2), montar as turmas e matricular os alunos ou abrir a matrícula WEB.  Se houve pendências, desfaça o fechamento do período 2020/1.

São duas as comissões que compõem a Pró-reitoria de Ensino:  a  CPPE – Comissão Permanente de Permanência e Êxito e a CPS – Comissão Permanente de Secretarias Acadêmicas.

em construção

As Secretarias Acadêmicas desempenham um papel fundamental no funcionamento eficaz da instituição, desde a admissão até a saída dos estudantes, além de contribuírem significativamente para a coleta de dados essenciais à elaboração da matriz orçamentária.

Comissão Permanente das Secretarias Acadêmicas do IFMT (CPS) tem como objetivo principal desenvolver propostas para a sistematização e padronização dos processos, facilitar a comunicação entre os secretários e a gestão institucional, além de promover a integração dos setores e uma gestão mais participativa através do encaminhamento de demandas relacionadas às secretarias acadmicas.

Documentação Legal:

Cursos e Níveis
Pró-Reitoria de Ensino - PROEN
Últimas Notícias
Tese
Mi luctus iaculis fusce taciti; est volutpat
Lorem ipsum odor amet, consectetuer...
Resumo
Mi luctus iaculis fusce taciti; est volutpat
Lorem ipsum odor amet, consectetuer...
Artigo
Mi luctus iaculis fusce taciti; est volutpat
Lorem ipsum odor amet, consectetuer...
Rolar para cima