Teresa de Benguela

Sobre

O Programa de Extensão Teresa de Benguela, é gerido pela Ativa Incubadora de Empresas do IFMT e regulamentado pela Resolução CONSUP nº 046/2019. 

O Programa tem como objetivo central a elevação de renda através da educação e capacitação de mulheres que se encontram em condições de vulnerabilidade social, visando assim:

1. Gerar produtos, negócios e empreendimentos liderados por mulheres.
2. Contribuir na promoção da autonomia econômica e financeira de mulheres em vulnerabilidade social.
3. Promover a igualdade de gênero, considerando a dimensão étnico-racial.
4. Contribuir na promoção do empoderamento feminino e combate à violência contra a mulher.

Regulamento do Programa

Em 2020 foi publicado o Guia de Modelo de Negócios do Programa Teresa de Benguela, para auxiliar as empreendedoras alunas dos projetos na adequada modelagem de seus negócios.

Para garantir a qualidade do programa e visando que as ações todos os projetos sejam executadas conforme os objetivos, princípios e diretrizes do Programa, anualmente é feita uma capacitação com todos os coordenadores de projeto selecionados nos respectivos editais. Nestas capacitações, além do alinhamento pretendido, também é discutido o programa como um todo, suas possibilidades de integração e levantados pontos de melhorias.

Titulo do Projeto: Geração de renda autonomia social e inserçãod e mulheres no mercado de trabalho

Ano: 2023 a 2024 

Descrição do Projeto: O Projeto Teresa de Benguela foi concebido em consonância com as linhas de ação do Plano de Desenvolvimento Institucional do IFMT que prevê em suas Políticas Institucionais voltadas ao Desenvolvimento Econômico e a Responsabilidade Social: “Desenvolver ações de incentivo ao empreendedorismo, proporcionando geração de empreendimentos pela comunidade interna e apoiando micro e pequenos empreendedores da comunidade interna e externa”. A proposta foi apresentada ao Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos, como forma de execução de emenda parlamentar do senador Wellington Fagundes no valor de 2 milhões de reais, tendo como objeto: “Ofertar qualificação profissional para 1.520 mulheres em situação de vulnerabilidade social por meio de 16 cursos de formação inicial e continuada e capacitar 480 profissionais para incentivar a criação de rede de parceiros para apoio na inserção da mulher no mundo do trabalho”, em 4 municípios de Mato Grosso (Cuiabá, Várzea Grande Juína e Vila Bela da Santíssima Trindade) através de 4 campi do IFMT (Cuiabá Bela Vista, Várzea Grandem Juína e Pontes e Lacerda). Informações sobre os 16 cursos propostos encontram-se no Termo de Referência apresentado ao MMFDH e juntado a este processo de submissão do projeto. O público-alvo do Projeto: 1. Mulheres, maiores de 18 anos, comprovadamente em vulnerabilidade social e 2. Profissionais da equipe de trabalho do projeto e profissionais que atuam em redes de atendimento à mulher. O repasse do recurso ao IFMT se dará através da Termo de Execução Descentralizado e a execução pela instituição será apoiada pela fundação Uniselva. 

Coordenadora: Laura Caroline Aoyama Barros
E-mail: programateresa@ifmt.edu.br
Campus: Cuiabá Bela Vista, Juína, Pontes e Lacerda e Várzea Grande. 

Periodo de Execução: 21/12/2022 a 21/12/2024

Vídeos
Rolar para cima