Programas

PROGRAMA DE ACESSIBILIDADE LINGUÍSTICA E COMUNICACIONAL
A acessibilidade linguística e comunicacional no IFMT se faz necessária considerando os aspectos legais: Lei 10.436/2002; Decreto 5.626/2005; Lei 13.146/2015 Lei Brasileira de Inclusão (LBI).

Para isso, é preciso instituir os aspectos ligados à acessibilidade linguística na produção de materiais institucionais acessíveis e nos eventos em todos os campi do IFMT.

QUAL O OBJETIVO DO PROGRAMA?
Garantir o acesso à informação por meio da superação de barreiras linguísticas e comunicacionais contribuindo para a permanência e o êxito de pessoas com deficiência na instituição.

QUAIS AS AÇÕES PROPOSTAS PELO PROGRAMA?

  • Prestação de serviço de acessibilidade linguística e comunicacional da pessoa surda nos eventos, vídeos e materiais institucionais;
  • Tradução, interpretação e audio-descrição dos materiais dos processos seletivos de ingresso (editais, provas, e materiais de divulgação);
  • Promoção da Acessibilidade Linguística do site institucional da reitoria e dos Campi;
  • Capacitação dos profissionais Tradutores Intérpretes de Libras em Técnicas de Tradução e Interpretação, produção e edição de vídeos;
  • Capacitação da comunidade interna e externa do IFMT em Curso de Libras Básico e Intermediário.

SERVIÇOS OFERTADOS À COMUNIDADE DO IFMT
A Reitoria disponibiliza contrato para atendimento de serviços de acessibilidade linguística e comunicacional para a pessoa surda. Trata-se de uma ação da Diretoria Sistêmica de Assistência Estudantil, Inclusão e Diversidades – DSAEstudantil e Pró-Reitoria de Administração – Proad/DADM, a saber:

  • Tradução/Interpretação de Libras – simultânea ou consecutiva remota (RSI);
  • Tradução/Interpretação de Libras – pré-gravada (audiovisual);
  • Audiodescrição – pré-gravada (audiovisual);
  • Legendagem para surdos – pré-gravada (audiovisual).

Com isso, todos os eventos (remotos, híbridos ou transmitidos nas redes sociais) e materiais audiovisuais institucionais poderão contar com os serviços de acessibilidade elencados acima.

Para fazer uso do contrato, oriundo da IRP do Ministério da Economia, o Campus ou setor da Reitoria precisará preencher o Formulário de Solicitação de Serviços >>clique aqui<<

Para mais informações sobre os serviços ofertados, acesse aqui.

QUAL A FUNÇÃO DA(O) PSICÓLOGA(O) ESCOLAR/EDUCACIONAL?

A(o) psicóloga(o) escolar/educacional tem sua atuação nas instituições de ensino, como parte da equipe multiprofissional, levando em conta o desenvolvimento global do estudante e da comunidade escolar, além da realidade social e histórica da qual a comunidade escolar faz parte.

Sua atuação, portanto, é em caráter de prevenção e acompanhamento das questões inerentes à vivência escolar do estudante, sempre com foco na interdisciplinaridade das ações, não tendo ênfase na atuação clínica, apesar de realizar acompanhamento individual aos estudantes, dentro do contexto de equipe.

QUAIS SÃO OS OBJETIVOS DO PROGRAMA PSICOESCOLAR?

  • Instituir um quadro de projetos preventivos para execução permanente nos campi;
  • Articulação, a partir da ação do Coletivo de Psicólog@s do IFMT, de projetos envolvendo toda a comunidade escolar;
  • Promoção da reflexão coletiva sobre as diversas temáticas presentes no cotidiano escolar e suas formas de enfrentamento;
  • Transformação das ações do Programa PsicoEscolar em ações institucionais, inserindo-as no calendário escolar, respeitando as realidades de cada campus.

QUAIS SÃO AS AÇÕES PROPOSTAS PELO PROGRAMA PSICOESCOLAR?

  • Orientações sobre organização do tempo, métodos de estudo e estratégias de aprendizagem;
  • Reflexões sobre a questão de gênero;
  • Orientações sobre prevenção às questões de preconceito, violência e bullying;
  • Orientações sobre as questões de sexualidade e prevenção a ISTs e AIDS;
  • Orientações sobre prevenção ao uso de drogas lícitas e ilícitas;
  • Projeto de Vida;
  • Orientação Profissional.

SOBRE O PROGRAMA
O Programa prevê a oferta de  formação continuada em Educação para os Direitos Humanos aos trabalhadores e estudantes da rede pública de ensino, no intuito de promover o debate necessário à construção de um projeto educacional comprometido com o combate a todas as formas de opressão e de violação dos Direitos Humanos no ambiente escolar.

Os temas que compõe o campo de debate da educação para os direitos humanos e que serão abrangidos pelo Programa de Formação são:

  • Relações Étnico-raciais;
  • Gênero e Diversidade Sexual;
  • Inclusão da pessoa com deficiência;
  • Inclusão de populações indígenas e quilombolas;
  • Bullying no espaço escolar;
  • Direitos da criança e do adolescente.

OBJETIVO GERAL
Implementar um programa de formação em Educação para os Direitos Humanos com vistas a fomentar ações efetivas de caráter preventivo e interventivo no que tange ao tratamento das situações de violação de direitos humanos no espaço da escola.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  • Fomentar a cultura da formação continuada em serviço como atividade orgânica da instituição;
  • Promover o intercâmbio de conhecimentos e experiências entre os profissionais do IFMT;
  • Criar as bases para uma ação institucional permanente de formação para o combate às opressões.

QUAIS SÃO OS DOCUMENTOS QUE NORTEIAM O PROGRAMA?
Abaixo, nos arquivos relacionados, temos os documentos que dispõem sobre Programa de Formação Continuada em Educação para os Direitos Humanos no IFMT.

Editais MEC

  • Programa Bolsa Permanência – PBP/MEC

O QUE É O CECANE/IFMT?
Os Centros Colaboradores em Alimentação e Nutrição Escolar – CECANEs são unidades de referência e apoio constituídas, no âmbito das Instituições Federais de Ensino Superior – IFES, para desenvolver ações de interesse e necessidade do Programa Nacional de Alimentação Escolar – PNAE, com estrutura e equipe para execução das atividades nas áreas prioritárias e nas formas de atuação definidas pelo FNDE. Mais informações sobre os CECANEs aqui.

O IFMT foi habilitado como CECANE em 2021 com atividades iniciadas em 2022 e fomentadas pelo TED 10734. Mais informações sobre o CECANE no IFMT aqui.

QUAIS OS PRODUTOS DO CECANE/IFMT?
São diversos os produtos que um CECANE pode pactuar com o FNDE para o período 2022/2023 o IFMT pactuou os 04 (quatro) produtos abaixo:

  • Capacitar 400 gestores em Formação Continuada em Gestão do Programa Nacional de Alimentação Escolar – PNAE
  • Capacitar 150 produtores da agricultura familiar em Formação Continuada em Comercialização de Produtos da Agricultura Familiar no âmbito do PNAE e PAA
  • Executar 01 Projeto de Extensão Tecnológica com entrega de produto: Software para a Gestão da Produção e da Venda no contexto de Cooperativas em Agricultura Familiar
  • Investigação Nacional, com publicação de livro, sobre a execução do PNAE na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica

A QUEM É DIRECIONADO O CECANE/IFMT?
O CECANE/IFMT, inicialmente, é destinado a dois tipos de público-alvo:

  • Gestores do PNAE localizados no estado de MT, ou seja, servidores das Secretarias SMEs e escolas municipais + da SEDUC e escolas estaduais + campi do IFMT;
  • Agricultores Familiares que moram e produzem no estado de MT, podendo estar individualizados ou organizados em associação ou cooperativas;

COMO O CECANE É ADMINISTRADO E EXECUTADO NO IFMT?
A equipe foi formada por servidores do IFMT e uma servidora do IFTO conforme produtos pactuados, sendo:

  • Metas 1 e 2: Capacitar 400 gestores em Formação Continuada em Gestão do Programa Nacional de Alimentação Escolar – PNAE + Capacitar 150 produtores da agricultura familiar em Formação Continuada em Comercialização de Produtos da Agricultura Familiar no âmbito do PNAE e PAA
  1. Design Instrucional/Formador: Weslley Alves Siqueira
  2. Docentes: Hellen Clair Garcez Nabuco, Paulo César Ferreira de Moraes, Antonio Nobre da Silva e Marleide Guimaraes de Oliveira Araujo
  3. Tutores: Dory Francelle da Silva Dias e Emerson Neves da Silva
  4. Assessora Administrativa – Secretaria Escolar: Nathalia dos Santos Costa
  • Metas 3 e 4: Executar 01 Projeto de Extensão Tecnológica com entrega de produto: Software para a Gestão da Produção e da Venda no contexto de Cooperativas em Agricultura Familiar + Investigação Nacional, com publicação de livro, sobre a execução do PNAE na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica
  1. Extensionistas Tecnológicos: André Assis Lobo de Oliveira e Janhy Kássia Duarte Rocha
  2. Apoio Administrativo: José Ricardo Gonçalves Duarte
  3. Bolsistas com Atuação Geral: Atuam em todas as metas conforme demanda
  4. Coordenação Geral: Elenice dos Reis Santos
  5. Estagiários: Leonardo Sávio de Almeida Elias e Thays Gabrielle Soares do Santos

As atividades foram planejadas e são acompanhadas pelo conjunto de planilhas de trabalho denominado Plano de Ação do CECANE, disponível aqui. Também submetemos e aprovamos projetos de pesquisa e de inovação para reforçar o fomento às atividades do CECANE/IFMT.

COMO ACESSAR OS PRODUTOS CECANE/IFMT?
Os produtos do CECANE/IFMT estão em construção mas em breve serão lançados e estarão disponíveis para acesso nesta mesma página, para mais informações entre em contato conosco pelo e-mail: cecane@ifmt.edu.br.

DOCUMENTOS QUE NORTEIAM AS ATIVIDADES DO CECANE NO IFMT?
Abaixo, nos arquivos relacionados, temos o documento que dispõem sobre o CECANE/IFMT.

Em Construção

Assistência Estudantil, Inclusão e Diversidade
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