Tecnologia da Informação

A DSTI

A DSTI desenvolve uma gestão sistêmica da tecnologia da informação no IFMT, preservando a autonomia de cada campus, apoiando e dando ferramentas e suporte para que todas as unidades do IFMT estejam em conformidade com as políticas institucionais.

É responsabilidade da DSTI propor e manter políticas e diretrizes da área de Tecnologia da Informação, bem como suportar os serviços tecnológicos de uso geral no âmbito do IFMT. Além disso, desempenhar um papel estratégico na governança institucional como provedor de soluções de Tecnologia da Informação e Comunicação é a nossa missão.

Missão: Prover soluções de Tecnologia da Informação e Comunicação ao IFMT.

Visão: Ser reconhecido como provedor de excelência das soluções em Tecnologia da Informação e Comunicação no IFMT.

Valores: 

  • Ética
  • Responsabilidade
  • Engajamento
  • Resiliência
  • Respeito
  • Inovação
  • Proatividade
  • Pragmático

As competências da DSTI estão definidas artigo 113, do Regimento Geral do IFMT.
As competências dos departamentos encontram-se no artigo 115, do Regimento Geral do IFMT.

A Diretoria de Tecnologia da Informação compreende o Departamento de Tecnologia da Informação, que se divide internamente nas áreas de Redes e Infraestrutura e Suporte de TIC, e na Coordenação Geral de Sistemas, com a área de Sistemas.

Quem é Quem

Rafael Scarselli 
Analista de Tec. da Informação / Diretor
Email Institucional: rafael.scarselli@ifmt.edu.br
Horário de Trabalho: manha: 08:30 – 11:00, tarde: 12:00 – 17:30
Currículo lattes: https://lattes.cnpq.br/2946238986556731
Telefone: (65) 3616-4102

Leonardo Teófilo Pignati
Tec. de Tecnologia da Informação 
E-mail: leonardo.pignati@ifmt.edu.br
Horário de Trabalho: manha: 08:00 – 11:00, tarde: 12:00 – 17:00
Currículo lattes: https://lattes.cnpq.br/9288039404707535
Telefone: (65) 3616-4104

Maria Cristina Delgado Preti
Analista de Tec. da Informação
E-mail: maria.preti@ifmt.edu.br
Horário de Trabalho: manha: 09:30 – 11:30, tarde: 12:30 – 18:30
Currículo lattes: https://lattes.cnpq.br/0258169705273333
Telefone: (65) 3616-4104

Clayton Ricardo Franceschetto
Analista de Tec. da Informação
E-mail: clayton.franceschetto@ifmt.edu.br
Horário de Trabalho: manha: 08:30 – 11:00, tarde: 12:00 – 17:30
Currículo lattes: https://lattes.cnpq.br/3613826425985925
Telefone: (65) 3616-4160

Célio Almeida Santana Silva
Analista de Tec. da Informação
E-mail: celio.silva@ifmt.edu.br
Horário de Trabalho: manha: 08:00 – 11:00, tarde: 12:00 – 17:00
Currículo lattes: https://lattes.cnpq.br/3222656767743592
Telefone: (65) 3616-4160

Alexandre Antônio de Carvalho
Analista de Te. da Informação
E-mail: alexandre.carvalho@ifmt.edu.br
Horário de Trabalho: 12h às 18h
Lattes: https://lattes.cnpq.br/8745081180313854
Telefone: (65) 3616-4190

Dirlene Ramalho da Silva
Tec. de Tecnologia da Informação
E-mail: dirlene.silva@ifmt.edu.br
Horário de Trabalho: manha: 08:00 às 17h
Lattes: https://lattes.cnpq.br/2488673204078410
Telefone: (65) 3616-4190

Fabiano Pontes Pereira Silva
Analista de Tec. da Informação
E-mail: fabiano.silva@ifmt.edu.br
Horário de Trabalho: manha: 07:30 às 17h30
Lattes: https://lattes.cnpq.br/6710550167962984
Telefone: (65) 3616-4190

Gisele Wmayma Pinheiro dos Santos
Tec. de Tecnologia da Informação
E-mail: gisele.santos@ifmt.edu.br
Horário de Trabalho: 08:00 às 17h
Lattes:https://lattes.cnpq.br/4804609890592884
Telefone: (65) 3616-4190

Glaucilene Silva Gonçalves
Analista de Tec. da Informação
E-mail: glaucilene.goncalves@ifmt.edu.br
Horário de Trabalho: 08:00 às 17h
Lattes: https://lattes.cnpq.br/7554760635095738
Telefone: (65) 3616-4190

Márcio Sales Santana
Analista de Tec. da Informação
E-mail: marcio.santana@ifmt.edu.br
Horário de Trabalho: 13h às 19h
Lattes: https://lattes.cnpq.br/3366510248916604
Telefone: (65) 3616-4190

O Plano Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação da Instituto Federal de Ciência e Tecnologia de Mato Grosso – PDTIC/IFMT, é um documento alinhado aos documentos da esfera executiva do governo federal, tais como à Estratégia de Governo Digital, Decreto nº 10.332, de 24 de abril de 2020, e também à Instrução Normativa SGD/ME nº 1, de 04 de abril de 2019, artigo 2º, inciso XXV. Conceitua-se como um instrumento de planejamento, diagnóstico e gestão dos recursos e processos de TIC, com o objetivo de automatizar e alavancar a importância da Gestão da Tecnologia da Informação como suporte às práticas e aos objetivos organizacionais, primando assim, por uma melhor gestão dos recursos e pela qualidade na prestação de serviços aos cidadãos. Visa também, integrar as unidades (campi) às diretrizes estratégicas e valores do IFMT, sensibilizando servidores para a produção de melhores resultados nos seus respectivos processos de trabalhos.

Acesse os Planos anexados abaixo:

Serviços
  • Instrução Normativa DGTI 01/2011 – Nomenclatura de Equipamentos
  • Instrução Normativa DGTI nº 02/2011 – Criação e Nomenclatura de Contas de Usuário
  • Instrução Normativa DGTI nº 03/2011 – Criação de Sites Institucionais
  • Instrução Normativa DGTI nº 04/2011 – Adoção de Metodologia de Desenvolvimento de Sistemas – MDS

GLPI
– Visão do usuário

 Sistema de fiscais
Manual para Candidato a Fiscal

Sistema Unificado de Administração Pública – SUAP
– Procedimentos de acesso do Aluno
– Procedimentos de acesso Usuário Externo
– Autenticação no SUAP

 Módulos:
– Almoxarifado/Patrimônio – Atualizado
– Central de Serviços (Abertura de Chamado)
– Contratos
– Documento e Processo Eletrônico
– Eleições
– Extensão
– Frota
– Frota (Perfil Gestor)
– Gestão de Pessoas
– Jogos dos Servidores (Inscrições)
– Pesquisa
– Ponto Eletrônico
– Protocolo
– Protocolo – Guia Prático para Utilização
– Reservas de Salas

Sites Institucionais – Administração
Perguntas Frequentes sobre o Gerenciamento do Portal Institucional do IFMT
– Manual de Administração de Sites Institucionais

Videoconferência
– Manual de Utilização do CMA Desktop
– Ilustração do controle da VideoConferência e suas funções

Webmail Institucional
– Envio de e-mail sendo o remetente um grupo de e-mails

CAPES
– Manual para Acesso ao Periódicos da CAPES via Federação CAFe – atualizado em 19/08/2019

Autodesk
– Autodesk – Manual para Registro, Ativação e Instalação do Software Educacional

Redmine
– Guia do usuário

  • Relação de Gestores IFMT
  • Recuros de tecnologia da informação no IFMT
  • Política de Uso Rede IPe
  • Política de Uso do Backbone RNP2-IFMT
  • Plano de expansão e atualização de equipamentos de tecnologia da informação
  • Normas e Manuais – Redes administrativas
  • Plano de contingência dos serviços de Tecnologia da Informação
  • Plano de contingência, redundância e expansão dos serviços de Tecnologia da Informação
  • Plano de Acessibilidade Digital e Comunicacional
  • Plano de Gerenciamento da Manutenção Patrimonial de TI e Plano de Avaliação Periódica dos Espaços de TI
  • Condições de funcionamento 24 horas por dia, 7 dias por semana, dos serviços de TI
  • Acordo do nível de serviço dos serviços de TI
  • Listagem de softwares do DataCenter
  • Catálogo de serviços de TI, acesso à internet, atualização de softwares e suporte de TI
  • Gestão da capacidade e de estabilidade da energia elétrica e da rede lógica
  • Normativa de segurança dos laboratórios de informática no IFMT
  • Disponibilidade de conexão à internet no auditório
  • Equipamento para videoconferência disponibilizado no auditório
  • Equipamento para videoconferência disponibilizado no auditório – Anexo
  • Contrato 07/2016 – OI S/A – Telefonia
Monitoramento de Serviços de T.I

Com o propósito de obter um monitoramento pró-ativo da disponibilidade dos principais serviços do IFMT, foi utilizado um sistema que monitora constantemente este critério.

A versão utilizada é gratuita, com isso ela possui a limitação de avaliação dos serviços monitorados a cada 5 minutos e de possuir o histórico somente dos últimos 30 dias.

Informações sobre o nível de ocupação e taxas de latência em cada conexão da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) a nível nacional. Também estão disponíveis, nas mesmas páginas, os gráficos de ocupação dos enlaces de troca de tráfego com outras redes comerciais e públicas.

Os gráficos são gerados dinamicamente e atualizados a cada cinco minutos.

Informações sobre o nível de ocupação e taxas de latência em cada conexão da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) do estado de Mato Grosso, informação cedida pelo ponto de presença (POP) RNP em Mato Grosso.

Também estão disponíveis, nas mesmas páginas, os gráficos de ocupação dos enlaces de troca de tráfego com outras redes comerciais e públicas.

Informações sobre o nível de ocupação e taxas de latência em cada conexão da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) do estado de Mato Grosso, informação cedida pelo ponto de presença (POP) RNP em Mato Grosso.

Também estão disponíveis, nas mesmas páginas, os gráficos de ocupação dos enlaces de troca de tráfego com outras redes comerciais e públicas.

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