
Projeto de Extensão é a ação processual e contínua de caráter educativo, social, cultural, desportivo, científico ou tecnológico, com metas específicas a curto e médio prazo, dependendo do Edital, necessariamente envolvendo a comunidade externa para a produção de conhecimentos, técnicas e tecnologias, visando atendimento a demandas sociais.
Os projetos são submetidos por servidores, no “SUAP” módulo extensão, em edital vigente com ou sem fomento, sendo obrigatório ao menos um discente na equipe que poderá ser composta por servidores e colaboradores voluntários.
Em editais com fomentos, a Bolsa de Extensão, que é uma remuneração paga a título de ajuda de custo, pelo trabalho realizado nos programas e projetos da Extensão, é paga de acordo com suas especificidades para atender aos gastos da realização / desenvolvimento do projeto de extensão.
Acesse também os nossos tutoriais em vídeo disponíveis para cada público-alvo.
Editais Vigentes
- Editais de Extensão 2024
PROEX
– Edital n° 11/2024 – Registro de Ações de Extensão de Livre Iniciativa
Edital complementar
– Edital nº 148/2024 – Apoio aos Circuitos de Arte e Cultura
– Edital nº 149/2024 – Apoio aos Núcleos da Ativa Incubadora
– Edital nº 150/2024 – Apoio à Extensão
– Edital nº 151/2024 – Apoio às Empresas Juniores
Edital nº 152/2024 – Programa de Extensão Dom Pedro Casaldáliga
Edital Retificador 01 aos Editais de Extensão 148/149/150/151/152-2024 (atualizado em 18/10/2024)
Edital Retificador 02 aos Editais de Extensão 148/149/150/151/152-2024 (atualizado em 31/10/2024)
EDITAIS DOS CAMPI
– Edital VGD nº 29/2024 – Fomento de Projetos de Extensão para Incentivo à Produção Extensionista do IFMT campus Várzea Grande
– Edital CFS nº 27/2024 – Programa Institucional de Incentivo à Extensão
Edital retificador 01/2024 – CFS/EXT/DG – Cronograma
Edital retificador 02/2024 – CFS/EXT/DG – Cronograma
Resultado Parcial
Resultado Final
– Edital GTA nº 01/2024 – Fomento a projetos de desenvolvimento rural por meio de práticas extensionistas do IFMT Campus Guarantã do Norte
Edital Retificador Nº 01/2024 – CPEX-GTA – Altera item 4.5.1. do edital
Edital Retificador Nº 02/2024 – CPEX-GTA – Altera Cronograma do edital
Edital Retificador Nº 03/2024 – Altera a Natureza de Despesa da Taxa de Bancada
– Edital SVC nº 28/2024 – Curricularização da Extensão do IFMT Campus São Vicente 2024/2
Edital Retificador Nº 01 ao Edital nº 28/2024
Projetos em Andamento
A Pró-reitoria de Extensão publica, anualmente, editais para seleção de projetos de extensão vinculados ao Programa de Extensão Teresa de Benguela, ao Programa de Extensão e Desenvolvimento Rural, de Apoio a Ações dos Núcleos da Ativa Incubadora de Empresas, de Pré-incubação, de Incubação, de Apoio as Empresas Juniores, de Apoio aos Circuitos de Arte e Cultura e ainda o Edital de Livre Iniciativa (para registro de projetos em fluxo contínuo).
Para acessar Relatórios Finais + Prestações de Contas dos projetos de extensão de 2018 a 2020 do IFMT, clique aqui.
Projetos Concluídos
Banco de Avaliadores - BAPE
Seleção de Avaliadores de Ações de Extensão 2023-2025
A Pró-reitoria de Extensão do IFMT está compondo o Banco de Avaliadores de Ações de Extensão do IFMT 2023 e 2025. Acesse o Edital nº 11/2023/IFMT/PROEX
Os avaliadores terão como principais atribuições:
– Analisar projetos de extensão, conforme editais publicados pela PROEX
– Analisar trabalhos de extensão submetidos à Revista Digoreste
– Elaborar e emitir pareceres
– Compor comissões de avaliação, conforme demanda
A Pró-Reitoria de Extensão oferecerá capacitação para os candidatos com inscrições homologadas. A capacitação, a ser realizada em abril/2023, os avaliadores receberão as informações de inscrição / acesso e abordará:
a concepção da extensão no IFMT;
as áreas de atuação da extensão;
os programas e projetos de extensão;
e análise de caso.
Composição do BAPE 2023-2025: São 206 avaliadores, 67 (32,52%) internos e 139 (67,48%) externos, para mais informações, Clique aqui
Projeto Maria Terra

Digoreste
A Pró-reitoria de Extensão tem o prazer de divulgar anualmente a Digoreste: Ações de Extensão do IFMT.
“Digoreste” nos apresenta um elo entre o passado e o presente, entre o urbano e o rural-ribeirinho. É uma das tantas palavras da riquíssima linguagem matogrossense que desafia séculos. Essa palavra expressa aprovação e positividade. Dita quando algo está muito bom, está “digoreste”.
Assim, a Digoreste: Ações de Extensão do IFMT estende e apresenta a todo o Brasil o nosso “digoreste” e principalmente algumas das ações de extensão do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso, especialmente em forma de projetos comunitários, desenvolvidos por estudantes, servidores técnico-administrativos e docentes, associados às populações adjacentes aos campi e, assim, executados em carga horária superior a duzenta horas atividade.
A Pró-reitoria de Extensão tem o prazer de divulgar a versão digital da 1ª Edição da Digoreste: Ações de Extensão do IFMT.
“Digoreste” nos apresenta um elo entre o passado e o presente, entre o urbano e o rural-ribeirinho.
É uma das tantas palavras da riquíssima linguagem matogrossense que desafia séculos. Essa palavra expressa aprovação e positividade. Dita quando algo está muito bom, está “digoreste”.
Assim, a Digoreste: Ações de Extensão do IFMT estende e apresenta a todo o Brasil o nosso “digoreste” e principalmente algumas das ações de extensão do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso, especialmente em forma de projetos comunitários, desenvolvidos por estudantes, servidores técnico-administrativos e docentes, associados às populações adjacentes aos campi e, assim, executados em carga horária superior a duzentas horas atividade.
A segunda edição da Revista de Extensão Digoreste foi lançada pela Pró-reitoria de Extensão e Inovação (Proex) nesta segunda-feira (12). O volume traz uma seleção de 42 entre mais de 200 projetos e eventos de extensão desenvolvidos nos anos de 2015 e 2016 nos 19 campi do IFMT e traz como identidade visual, o cerrado e os seus encantos.
O reitor Willian de Paula comparou a missão dos irmãos Villas-Boas e do Marechal Rondon ao trabalho de extensão desenvolvido, desde 1909, pelo instituto, que através dos seus campi, centros de referência e pólos da UAB tem a função de levar, através das ações de extensão, informação, inovação e tecnologia aos rincões mato-grossenses.
“Extensionistas que somos desde quando começou a base de sustentação para a instituição que hoje se chama IFMT, faço, através da leitura dos textos da revista uma viagem no tempo ao me recordar das ações extensionistas de Rondon e dos irmãos Villas Boas, que desbravaram as matas e o cerrado mato-grossense e por onde passaram deixaram marcas dos feitos, resultado dos diálogos e da troca de conhecimento e informações, fazendo história”, destacou o reitor.
O pró-reitor Marcus Taques considera fazer extensão dialogar com a comunidade, levar conhecimento a quem realmente precisa, incluindo o indivíduo no mundo do saber e tornando-o cidadão. Para ele, as ações de extensão constituem um processo educativo, cultural e científico que articula o ensino e a pesquisa, viabilizando a relação transformadora entre o instituto e a sociedade.
“Na extensão, a ciência se constrói para e com a comunidade. Por meio dela, servidores e alunos tem consolidado a nossa marca ofertando ações em programas e projetos com um olhar humano, preocupado com o desenvolvimento social do estado. Um olhar inclusivo que por meio do desporto, cultura, arte, cidadania, prestação de serviços, consultorias, capacitações, entre tantas outras ações, tem fomentado a troca de conhecimentos, influenciando e sendo influenciado pela comunidade”, ressaltou Taques.
A Revista – Nesta edição, a Digoreste traz projetos desenvolvidos por diversas áreas, em contextos e desafios distintos, explica o diretor de extensão, Elson Santana. No campo da inclusão social e promoção da cidadania, cursos de Libras dos campi Alta Floresta e Bela Vista, capacitaram mediadores em língua brasileira de sinais, beneficiando pessoas surdas ou com deficiência auditiva, além de orientar e incentivar a inserção social. O projeto “Replantar é Preciso” do campus Pontes e Lacerda Fronteira Oeste, promoveu o plantio de mudas de espécies nativas na área do assentamento Nossa Terra, Nossa Gente. E em Campo Novo do Parecis, o projeto “Aldeia Bacaval” foi uma iniciativa importante de resgate cultural indígena. Já no centenário campus Cuiabá Octayde, um dos destaques foi o “Edificando o Futuro”, que possibilitou diálogos sobre competências, habilidades e o mundo do trabalho, entre profissionais experientes da área de engenharia civil e os alunos do curso técnico em Edificações. No primeiro volume da revista Digoreste, publicado em 2016 tendo as belezas do pantanal como identidade visual, foram compilados trabalhos produzidos no período entre 2013 e 2014.
Digoreste – A palavra é uma das tantas expressões da riquíssima linguagem mato-grossense que apresenta um elo entre o passado e o presente, entre o urbano e o rural-ribeirinho. Expressa aprovação e positividade. Quando algo está muito bom, diz-se que está “digoreste”.
O IFMT tem trabalhado fortemente na ampliação do diálogo com a sociedade por meio da extensão, em que a ciência se constrói com e para a comunidade. Por meio do fomento de inúmeras ações, o ano de 2017 foi um ano de afirmação para a extensão no Instituto mesmo com um cenário orçamentário tortuoso graças, entre outras medidas, à ampliação do número de projetos apoiados por seus editais, à retomada da Ativa Incubadora, à criação do programa de extensão “Teresa de Benguela”, à construção do seu primeiro edital de extensão tecnológica e em parceria com o setor produtivo, à aprovação da política de acompanhamento de egressos e à captação de recursos externos. Entendemos a extensão como um processo educativo em que há claramente uma troca de experiências entre a nossa instituição e a sociedade. Esse intercâmbio é fundamental para termos um IFMT moderno e atento às demandas sociais. A terceira edição da Digoreste: Ações de Extensão do IFMT vem mostrar um pouco dessas atividades.
Proex lança nova edição da Revista Digoreste homenageando os rios de MT.
A Pró-reitoria de Extensão do IFMT lança, nesta terça-feira (20), a mais nova edição da Revista Digoreste, com ações de extensão desenvolvidas durante o ano de 2018. Desta vez a revista homenageia a beleza singular dos rios de Mato Grosso – Vermelho, Prata, Garças, Papagaio, Piraputanga, entre outros. Para celebrar o lançamento, os diretores-gerais dos 19 campi receberam seus exemplares impressos durante reunião do Codir, nesta manhã, no auditório da Reitoria. “Ao mergulhar na nossa história, por meio dessas ações, compreendemos ainda mais a essência da instituição e nos sentimos prontos para compartilhar quais são as nossas prioridades e o que queremos para fortalecer o movimento extensionista com e para todos(as)”, destaca o reitor Willian Silva de Paula, nas páginas iniciais.
Segundo o diretor Elson Santana, a Extensão atua no “berço das águas”, com o projeto do Campus Diamantino “Recuperação de nascentes”, produzindo mudas de espécies vegetais nativas da região do Cerrado que, depois de prontas, foram levadas a pequenas propriedades com nascentes degradadas, para reflorestamento e recuperação dos meios naturais.
A Extensão buscou, ainda, a conservação dos recursos naturais, a exemplo do projetos “Sistema alternativo de tratamento de água e resíduos”, desenvolvido pelo Campus Avançado de Sinop, que traz uma proposta de implementação de sistemas de tratamento de água do esgoto doméstico acumulada em fossas sépticas, reduzindo o nível de contaminante e tornando possível a sua reutilização em processos cotidianos; e do projeto “Implantação de uma agrofloresta em pequena propriedade rural em Cáceres – MT”, realizado na comunidade São José, localizada na área rural do município, denominada Facão.
A Pró-Reitoria de Extensão lança nesta segunda-feira (18/10) a Revista Digoreste – Ações de Extensão do IFMT, com edição especial Covid-19. Nessa edição são apresentados os trabalhos extensionistas realizados no ano de 2020 de combate a pandemia. A revista traz ainda uma homenagem do ex-reitor, Willian de Paula, ao servidor e programador visual do Departamento de Comunicação da Reitoria, Helton Pereira Bastos que faleceu o ano passado.
O pró-reitor de extensão, Marcus Taques destaca essa edição da Digoreste ser muito importante para toda a comunidade acadêmica, porque ela veio para dar reconhecimento as ações de enfrentamento da Covid-19 por todos os servidores e alunos que realizaram seus projetos durante o período da pandemia em 2020, onde o IFMT não se escondeu.
“Foi um momento muito importante, pois foi o fortalecimento das atividades extensionistas da instituição. Toda a nossa comunidade foi a luta e isso foi exemplar nas ações de enfrentamento. Essa edição é o reconhecimento dessas ações, onde o IFMT pode ajudar toda a nossa comunidade mato-grossense e até mesmo nacional com projetos de extensão que foram efetivos no combate a pandemia”, ressalta Taques.
A coordenadora dos projetos de extensão de enfrentamento da Covid-19, Angela Santana, disse que todos os trabalhos realizados pelo IFMT foram muito importantes para a instituição naquele momento no inicio da pandemia, onde o IFMT pode mostrar que além de ser uma instituição que prima pelo ensino, é muito importante na sociedade.
“As ações de enfrentamento e combate a Covid-19 mostrou que vamos muito além das nossas salas de aula, com uma contribuição social. Isso pode ser comprovado pelo grande número de ações feitas e que beneficiaram muitas pessoas”, pontou Angela.
O atual Gestor dos Projetos de Enfrentamento ao Covid-19, Lenoir Hoeckesfeld, relatou que estar à frente dos projetos representa muito, primeiro porque a gente dá continuidade aos trabalhos que já vinham sendo executados, e tiveram êxito no ano de 2020.
Em segundo, conforme Leonir, a Proex continua contribuindo com a sociedade que esse é o nosso objetivo de fato, nas ações extensionistas e esse ano inovamos, pois integramos o ensino e a pesquisa também nas atividades de enfrentamento. “O IFMT continua buscando criar políticas de incentivos para enfrentar e combater tanto no âmbito do ensino, como da pesquisa e da extensão essa pandemia da Covid-19. A Instituição sai na frente por conta disso, e fico feliz pela oportunidade”, finalizou.
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT) apresenta o 6º volume da Revista Digoreste, importante ferramenta que compartilha conhecimento através da publicização das ações e dos projetos de extensão do IFMT junto às comunidades parceiras da Instituição.
Importante rememorar que, no dicionário cuiabano, a palavra “digoreste” caracteriza tudo aquilo que é “bom demais”; assim, não seria diferente que o periódico acadêmico que carrega esse mesmo nome fosse apresentar projetos tão qualificados e de uma riqueza profunda de significado ao povo mato-grossense.
A genialidade criativa de nossos servidores e estudantes aliada ao ineditismo de cada matéria vinculada à revista proporciona ao leitor uma agradável experiência e o conhecimento acerca da dinâmica, dos valores e dos compromissos do IFMT.
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT) apresenta o 7º volume da Revista Digoreste, importante ferramenta que compartilha conhecimento através da publicização das ações e dos projetos de extensão do IFMT junto às comunidades parceiras da Instituição.
Importante rememorar que, no dicionário cuiabano, a palavra “digoreste” caracteriza tudo aquilo que é “bom demais”; assim, não seria diferente que o periódico acadêmico que carrega esse mesmo nome fosse apresentar projetos tão qualificados e de uma riqueza profunda de significado ao povo mato-grossense.
A genialidade criativa de nossos servidores e estudantes aliada ao ineditismo de cada matéria vinculada à revista proporciona ao leitor uma agradável experiência e o conhecimento acerca da dinâmica, dos valores e dos compromissos do IFMT.
Guias Metodológicos
A série “Guias Metodológicos” tem por objetivo organizar e apresentar institucionalmente materiais que subsidiem a proposição, criação, registro, implementação, execução, acompanhamento/monitoramento e avaliação das ações extensionistas no/do IFMT, criada especialmente para inspirar e orientar ações extensionistas que, para além de necessitarem de unificação, objetivam a promoção de desenvolvimento socioeconômico e cultural do estado Mato Grosso, seus municípios e territórios.
Dessa forma, a PROEX/IFMT passou a trabalhar, desde 2019, em propostas bibliográficas relacionadas a cada pauta tratada no âmbito da extensão do IFMT e orientados a partir de Regulamentos do IFMT, Legislações da Rede Federal de Educação e experiência já vivenciada no IFMT, buscando divulgar e unificar trabalhos, espera-se otimizar o trabalho extensionista no IFMT.
Acesse abaixo as publicações bibliográficas da série “Guias Metodológicos”: