Administração

Sobre
A Proad é a instância responsável pelos assuntos referentes ao planejamento, administração, gestão orçamentária, financeira e patrimonial do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT). Cabe a ela administrar as contas, gerenciar a execução orçamentária, receber e prestar contas dos investimentos e gastos da IFMT por meio de balancetes, além de receber oficialmente os recursos federais a que a instituição tem direito. A responsabilidade da Proad decorre do fato de que o IFMT tem como uma de suas obrigações a correta aplicação dos recursos a que tem direito junto ao Ministério da Educação. O controle contábil e orçamentário de todas as receitas e despesas do IFMT contribui para que sejam gerados benefícios para a comunidade acadêmica, tais como a manutenção e melhoria das instalações física da Reitoria e das unidades espalhadas pelo estado de Mato Grosso. Nos últimos anos, a Proad tem se destacado por empreender ações voltadas a comunidade acadêmica e para a sociedade em geral por meio da transparência na gestão dos recursos públicos geridos no IFMT. Em linhas gerais, são objetivos da Proad:
    • Gerenciar a execução orçamentária, financeira e patrimonial do IFMT;
    • Elaborar a prestação de contas anual do IFMT;
    • Promover o controle contábil dos recursos federais e dos gastos e investimentos do IFMT; e
    • Garantir a transparência na aplicação dos recursos financeiros, garantindo à sociedade em geral o acesso às contas do IFMT.
Quem é Quem

 

Setor / FunçãoServidor(a)E-mail / Telefone
Pró-Reitoria de Administração (PROAD)proad@ifmt.edu.br / (65) 3616-4119
Pró-reitoraLiliane Silva Pena Oliveiraliliane.oliveira@ifmt.edu.br
Conformista de GestãoCarlos Eduardo Santoscarlos.santos@ifmt.edu.br
(Em afastamento para pós-graduação)Maria Carolina Silva de Arrudamaria.arruda@ifmt.edu.br
Diretoria de Orçamento (DORC) (65) 3616-4117
DiretorVandervanio Osni Pacheco dos Santosvandervanio.santos@ifmt.edu.br
 Helena Honorato Snowareskihelena.snowareski@ifmt.edu.br
Departamento de Contabilidade e Finaças (DCF)contabilidade.rtr@ifmt.edu.br / (65) 3616-4120
Chefe do DepartamentoRayonara Parente de Limarayonara.lima@ifmt.edu.br
 Débora Lethicia da Silva Rezende Áviladebora.rezende@ifmt.edu.br
 Elizangela Cristina Magalhaeselizangela.magalhaes@ifmt.edu.br
 Fernanda Maria Batista Almeida Matiasfernanda.matias@ifmt.edu.br
Conformista ContábilJadde Auxiliadora de Amorimjadde.amorim@ifmt.edu.br
 Solange Santana Belchior Schalmsolange.schalm@ifmt.edu.br
AlmoxarifadoWesler Caporossiwesler.marques@ifmt.edu.br
(Requisitado pelo Ministério Cultura)Jose Ricardo Goncalves Duartejose.ricardo@ifmt.edu.br
PatrimônioHebert Alexander Soares da Silvahebert.silva@ifmt.edu.br
Coordenação de Execução Orçamentária e Financeira (65) 3616-4120
CoordenadoraNelci Soeli Rabernelci.raber@ifmt.edu.br
 Dagner Raffael Boaventuradagner.boaventura@ifmt.edu.br
 Salma Nobre de Sousasalma.sousa@ifmt.edu.br
Coordenação de Compras e Registro de Passagens (65) 3616-4129
CoordenadorLuciano Borges Sampaioluciano.sampaio@ifmt.edu.br
Diretoria de Administração (DADM)dadm@ifmt.edu.br / (65) 3616-4111
DiretorFilipe Meirelles Gonçalves de Freitasfilipe.freitas@ifmt.edu.br
(Em exercício provisório SEGES/MGI)Pâmella Elis Bandeirapamella.bandeira@ifmt.edu.br
Coordenação de Contratos e Convênios (65) 3616-4142
CoordenadorBruno Vieira Venceslaubruno.vieira@ifmt.edu.br
 Rose Mary de Oliveira Ronchirose.ronchi@ifmt.edu.br
Coordenação Geral de Comprascompras@ifmt.edu.br / 3616-4152/4178/4148/4118
CoordenadorSebastiao Cesar Dias Goncalves de Mourasebastiao.moura@ifmt.edu.br
 Daniel de Carvalho Silvadaniel.carvalho@ifmt.edu.br
(Em cooperação técnica SETEC/MEC)Elenice dos Reis Santoselenice.santos@ifmt.edu.br
 Leonardo Mendes Jorgeleonardo.jorge@ifmt.edu.br
(Em afastamento para pós-graduação)Mariéli Gláucia da Silva Faleiromarieli.faleiro@ifmt.edu.br
Coordenador de Procedimentos
de Pesquisa de Preços
Thiago Costa Camposthiago.campos@ifmt.edu.br
Diretoria de Infraestrutura (DINFRA)engenharia@ifmt.edu.br / (65) 3616-4124
DiretorCristovam Albano da Silva Juniorcristovam.silva@ifmt.edu.br
 Dercidio Fava Marchezinidercidio.marchezini@ifmt.edu.br
 Fatima Elizabete dos Reis Matiasfatima.matias@ifmt.edu.br
 José Rodrigues dos Reisjose.reis@ifmt.edu.br
 Luma Macedo Mallmann Goncalvesluma.goncalves@ifmt.edu.br
 Ricardo Augusto Moraes Zaquericardo.zaque@ifmt.edu.br
(Em afastamento para pós-graduação)Thiago Eduardo Solla Lopezthiago.lopez@ifmt.edu.br
Coordenação da Prefeitura da Reitoria 
CoordenadorSebastião Henrique do Nascimentosebastiao.nascimento@ifmt.edu.br
Coordenador de ApoioBruno Neves de Camposbruno.campos@ifmt.edu.br

Lotacionograma da Reitoria do IFMT
Última versão disponibilizada na PORTARIA Nº 0387/SRDA/GAB/RTR, DE 05 DE FEVEREIRO DE 2025

O Comitê de Administração (CAD) é o órgão colegiado consultivo e propositivo que tem a finalidade de colaborar com a Proad para o desenvolvimento das políticas e ações do IFMT na área de administração e orçamento.

Arts. 85 a 87 – Regimento Geral do IFMT (Revisado 2022)

Composição

O CAD é composto pelo pró-reitor de Administração (Proad), diretor de Administração (Proad), diretor de Orçamento (Proad) e pelos dirigentes de Administração e Planejamento dos Campi e Campi Avançados que integram o IFMT.

Entre em contato com o CAD pelo e-mail da Pró-Reitoria de Administração: proad@ifmt.edu.br

Manuais, modelos, guias e orientações normativas elaborados pelo IFMT, relativo à licitações, contratos, execução orçamentária-financeira, patrimônio e outros.
Relatórios e obrigações contábeis para encerramento do exercício
Manuais, guias e orientações normativas elaborados por outros órgãos e aplicáveis ao IFMT.
Portarias emitidas pelo IFMT
Portarias emitidas por outros órgãos
Orientações Técnicas expedidas pela Proad / IFMT
    •  
Pareceres Jurídicos emitido pela Procuradoria / AGU
    • PARECER REFERENCIAL n. 00001/2025/PFE-IFMT/PFIFMATO GROSSO/PGF/AGU – contratação de serviços de fornecimento de água, coleta e tratamento de esgoto sanitário, por meio de inexigibilidade de licitação com fundamento no art. 74, inciso I da Lei n. 14.133 de 2021.
    • NOTA n. 00008/2024/PFE-IFMT/PFIFMATO GROSSO/PGF/AGU – Atualiza o PARECER REFERENCIAL nº. 00001/2024/PFE-IFMT/PFIFMATO GROSSO/PGF/AGU, que trata da celebração de termos aditivos para prorrogação da vigência dos contratos de serviços e fornecimentos contínuos (Lei 14.133/2021).
    • PARECER REFERENCIAL n. 00001/2024/PFE‐IFMT/PFIFMATO GROSSO/PGF/AGU – Celebração de termos aditivos para prorrogação da vigência dos contratos de serviços e fornecimentos contínuos (Lei 14.133/2021).
    • PARECER Nº. 00060/2024/DECOR/CGU/AGU – Reserva de cargos para pessoa com deficiência e para reabilitado da Previdência Social em processos licitatórios.
    • PARECER n. 00016/2024/CNLCA/CGU/AGU – Possibilidade de prorrogação dos contratos de locação imobiliária por prazo diverso do estipulado originalmente, desde que se mostre mais vantajoso para a Administração, haja concordância do locador e respeito ao prazo máximo de vigência contratual fixado pela Administração Pública.
    • PARECER Nº. 00007/2024/CFPOP/SUBCONSU/PGF/AGU – Possibilidade de previsão nos editais de licitação de responsabilidade da empersa contratada para a obtenção do licenciamento ambiental.
    • PARECER Nº 00005/2024/CPLC/SUBCONSU/PGF/AGU – Base de cálculo do ISS incidente sobre prestação de serviço especializados de engenharia.
    • PARECER n. 00019/2023/CPLC/SUBCONSU/PGF/AGU – Detalha as alternativas a serem esgotadas pela Administração antes de atribuir à contratada a elaboração do laudo pericial pela empresa contratada para fins de concessão de adicional de insalubridade e periculosidade.
    • PARECER N° 00046/2023/CGGP/DECOR/CGU/AGU – Divergência entre a Consultoria Jurídica da União Especializada Virtual de Serviços com Dedicação Exclusiva de Mão de Obra (E-CJU/SCOM) e a Consultoria Jurídica junto à Controladoria-Geral da União (CONJUR/CGU).
    • PARECER REFERENCIAL n. 00006/2025/PFE-IFMT/PFIFMATO GROSSO/PGF/AGU– Manifestação jurídica referencial destinada a orientar os órgãos assessorados pela Procuradoria Federal junto ao Instituto Federal de Mato Grosso em procedimentos de contratação direta de serviços de fornecimento de energia elétrica.
    • PARECER REFERENCIAL n. 00005/2025/GERTEC/ELIC/PGF/AGU- Termo aditivo para prorrogação da vigência de ata de registro de preços (ARP), com ou sem renovação dos quantitativos inicialmente contratados, com fundamento no art. 84 da Lei nº 14.133, de 2021, e no art. 22 do Decreto nº 11.462, de 2023.
Outros documentos
Ofícios e Memorandos Circulares 

Sistema

 

SENHA-REDE

é o sistema de controle de acesso utilizado na Rede SERPRO de computadores. Esta tela corresponde ao serviço de Emulação do PORTAL da SERPRO (www.acesso.serpro.gov.br) e necessita de um LOGIN e SENHA para acesso aos Sistemas SIAFI, SIASG e sistemas disponíveis no site www.comprasgovernamentais.gov.br, o que inclui o SIASG-Net e SICAF.

Orientações GeraisInstruções para acesso

Como solicitar acesso
  1. Preencher o Formulário (Link).

  2. Para primeiro acesso e alteração de perfil, preencher também o Formulário do SUAP

SISTEMA INTEGRADO DE ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA DO GOVERNO FEDERAL

É o sistema informatizado que registra, controla e contabiliza toda a Execução Orçamentária, Financeira e Patrimonial do Governo Federal, em tempo real. Por meio de terminais, os usuários das diversas Unidades Gestoras – UG, integrantes do sistema, fazem seus registros e consultas. É composto pelo SIAFI OPERACIONAL, SIAFI EDUCACIONAL, SIAFI GERENCIAL e TESOURO GERENCIAL e SISGRU:

Orientações Gerais: Instruções para acesso

Como solicitar o acesso

  1. Preencher o Formulário (Aqui)
  2. Para primeiro acesso e alteração de perfil, preencher também o Formulário do SUAP

 

 

SISTEMA DE ADMINISTRAÇÃO E DOS SERVIÇOS GERAIS

É o sistema auxiliar do Sistema de Serviços Gerais – SISG, destinado a sua informatização e operacionalização, com a finalidade de integrar e dotar os órgãos da administração direta, autárquica e fundacional de instrumento de modernização; ele registra, controla e compatibiliza as atividades e procedimentos relativos ao SISG, em tempo real. É composto pelo SIASG PRODUÇÃO, SIASG TREINAMENTO, SIASGNET e SICAF.

Orientações Gerais: Instruções para acesso

Como solicitar o acesso
  1. Preencher o Formulário (Aqui)
  2. Para primeiro acesso e alteração de perfil, preencher também o Formulário do SUAP

SISTEMA INTEGRADO DE ADMINISTRAÇÃO DE SERVIÇOS

É um sistema que objetiva o gerenciamento e controle dos estoques de bens móveis, permanentes e de consumo, de bens intangíveis e frota de veículos.

Orientações Gerais: Instruções para acesso

Como solicitar o acesso
  1. Preencher o Formulário (Aqui)
  2. Para primeiro acesso e alteração de perfil, preencher também o Formulário do SUAP

SISTEMA DE CONCESSÃO DE DIÁRIAS E PASSAGENS

É um sistema promove a tramitação eletrônica dos documentos e utiliza a certificação digital para aprovação de viagens e pagamento de diárias. O SCDP é um sistema informatizado, acessado via internet, que integra as atividades de concessão, registro, acompanhamento, gestão e controle das diárias e passagens, decorrentes de viagens nacionais ou internacionais realizadas no interesse da administração. O Sistema está vinculado à observância da legislação correspondente e integrado com outros sistemas do Governo Federal – SIAPE, SIAFI e SIORG.

Orientações Gerais: Instruções para acesso

Como solicitar o acesso
  1. Preencher o Formulário (Aqui)
  2. Para primeiro acesso e alteração de perfil, preencher também o Formulário do SUAP

SISTEMA DE GERENCIAMENTO DOS IMÓVEIS DE USO ESPECIAL

É o sistema que faz a gerência da utilização dos imóveis da União, abriga os dados cadastrais de imóveis classificados como uso especial quanto à sua destinação no âmbito da SPU. 

Orientações Gerais: Instruções para acesso

Como solicitar o acesso
  1. Preencher o Formulário (Aqui)
  2. Com os dados do servidor e enviar ao setor da SPU responsável por habilitar a senha.

Através do ALMOXARIFADO VIRTUAL do IFMT você pode requisitar todos os itens necessários para a manutenção das suas atividades, como materiais de escritório, informática, produtos de limpeza, descartáveis, consumíveis e outros produtos personalizados IFMT.

  • Manual do Almoxarifado Virtual (Aqui)

Como solicitar o acesso

  1. Preencher o Formulário (Aqui)

Os casos de contratações direta, inexigibilidade e dispensa de licitação, estão previstos na Lei 14.133/2021, artigos 72 a 75.

Consulte as contratações diretas em Painel de Licitações

Para apoiar a elaboração do PAC, foi disponibilizado o “Sistema de Planejamento e Gerenciamento de Contratações (PGC)” onde devem ser registradas todas as demandas que irão compor o PAC. O PGC permite a tramitação de demandas entre os setores requisitantes e o setor de licitações que irá avaliar as demandas para consolidar o PAC, bem como o encaminhamento para a autoridade competente que irá realizar a aprovação final e o envio ao Ministério da Economia.

Para acessar a página do PGC: https://pgc.planejamento.gov.br/login 

As credenciais de acesso ao sistema PGC são as mesmas utilizadas nos sistemas de compras governamentais – SIASG (CPF e senha). Mas se ainda não possui acesso ao SIASG, solicite ao cadastrador da Reitoria do IFMT, além da vinculação a um dos perfis do PGC, o seu cadastro no senha-rede, mediante autorização da sua chefia imediata.   

Setor

Perfil

Habilitação

Setor requisitantePAC-REQUIVoltado para os usuários lotados na unidades responsáveis por solicitar a compra de um bem ou a contratação de um serviço. Esse perfil permite que o usuário registre os itens que identificou com necessários para o ano seguinte e encaminhe ao setor de licitações para avaliar o seu pedido. As seguintes ações estão disponíveis: cadastramento de item (incluir, importar, alterar e excluir item) e envio para o setor de licitações.
 Área de TICPAC-TIC Destina-se àqueles que atuam nas unidades do Sisp responsáveis por analisar as contratação de bens ou serviços de Tecnologia da Informação e Comunicações – TIC solicitadas pelos setores requisitantes. Esse perfil permite além do cadastramento (incluir, importar, alterar e excluir item), a devolução de itens ao requisitante para ajustes e o envio ao setor de licitações para aprovação e consolidação.
 Unidade de ComprasPAC-UNCOMPPara usuários lotados no setor de licitações, ou unidade equivalente, que tem a atribuição de analisar todas as demandas e consolidar o Plano Anual de Contratações. Esse perfil permite realizar as seguintes ações: cadastramento (incluir, importar, alterar e excluir item), devolver para setores requisitantes ou de TIC para ajustes e enviar para aprovação final da autoridade competente.
 Autoridade CompetentePAC-AUTORDestina-se a autoridade máxima do órgão/entidade ou aquele(es) a quem esta delegar a competência de aprovar o Plano Anual de Contratações.
Esse perfil permite realizar todas as ações disponibilizadas ao perfil unidade de compras, além de aprovar, reprovar e devolver itens do plano, e enviar ao Ministério da Economia.
Atenção! O usuário deve optar por apenas um dos perfis disponíveis.
Para maiores informações sobre perfis e acesso ao PGC, envie e-mail para senhas@ifmt.edu.br.
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